São Joaquim é uma das cidades mais frias de Santa Catarina e do Brasil. O município localizado na Serra Catarinense pode registrar centenas de geadas ao ano, inclusive durante outras estações que não apenas o inverno.
No outono, na primavera e até no verão as temperaturas podem ficar negativas por lá. Em parte, isso se deve à altitude da cidade, acima dos mil metros em relação ao nível do mar.
Em agosto de 2022, a estação meteorológica da Prefeitura Municipal de São Joaquim, conveniada ao INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), registrou -7,6ºC na localidade do Vale Caminhos da Neve.
Já na área urbana da cidade, o recorde de temperatura negativa nos últimos três anos foi aferido em julho de 2021, quando a estação da Epagri marcou -5,38ºC.
Além das geadas, fenômenos como a neve, a chuva congelada e o sincelo são frequentemente registrados em São Joaquim, especialmente na área rural.
Aliás, o município de pouco mais de 27 mil habitantes é predominante rural. Capital Nacional da Maçã e concentradora do maior número de vinhedos de altitude do estado, a atividade agrária move a economia também por meio do turismo.
Se você deseja curtir o frio em Santa Catarina, vamos mostrar cinco fotos que farão você querer ir a São Joaquim neste inverno. São paisagens cênicas, que mais parecem cenas de filmes para você ver de perto fenômenos meteorológicos gelados. Confira!
Vale Caminhos da Neve: o Vale Caminhos da Neve é uma localidade a apenas três quilômetros do Centro de São Joaquim. Por ser uma área de baixada, ou seja, um terreno plano em meio a montanhas, o ar frio tende a se depositar por lá e congela as gotas de orvalho, formando paisagens brancas deslumbrantes. Por isso, é um local certo para você conferir geadas em São Joaquim. Para se ter uma noção, até no verão gea no Vale Caminhos da Neve. Para quem quer curtir a região por mais tempo, pode ficar na Hospedaria Dom Quixote. Como chegar? A via de o a essa localidade é a SC-114, em direção à cidade de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul - Mycchel Legnaghi/Prefeitura Municipal de São Joaquim/Divulgação
Vale do Complexo dos Vinhedos: São Joaquim tem 18 vinícolas em operação, sendo que dez delas recebem turistas para visitação, degustação e compras. O Vale do Complexo dos Vinhedos é a região que concentra a maior quantidade de vinícolas, entre elas a D’Alture, a Villa Francioni e a Tenuta Bergamaschi. Todas elas estão muito próximas umas das outras e algumas contam inclusive com hospedagem. O Vale Complexo dos Vinhedos está a apenas cinco quilômetros de distância do Centro de São Joaquim e é mais um lugar lindo para se contemplar as brancas paisagens causadas pelo frio. Como chegar? O Vale dos Vinhedos fica na SC-114, sentido Lages. As vinícolas estão dispostas ao longo da estrada. Há placas de sinalização - Complexo dos Vinhedos. Crédito Mycchel Legnaghi - Prefeitura de São Joaquim
Vale do Postinho: no Vale do Postinho é igualmente comum, ao longo do ano todo, as geadas deixarem alva a verde paisagem rural. A localidade fica a sete quilômetros do Centro de São Joaquim. Os turistas que acompanham o fenômeno por lá costumam chegar cedo, antes que o sol derreta o gelo. Basta parar o carro no acostamento da via para apreciar. Como chegar? Do Centro da cidade, o caminho até lá é via Rua Prudente Cândido da Silva. Após 1,3 quilômetro, vire à esquerda em uma estrada de chão. Você pode colocar como destino no Google Maps o Colha e Pague Martins - Mycchel Legnaghi/Prefeitura Municipal de São Joaquim/Divulgação
Vale da Invernadinha: o Vale da Invernadinha é uma área plana em meio a montanhas e localizada a aproximadamente 1.200 metros de altitude. Uma combinação perfeita para diferentes fenômenos meteorológicos causados pelas massas de ar frias. Nesta região de São Joaquim se encontram algumas propriedades produtoras de maçã. Não raro as macieiras estão cobertas pelo gelo, compondo a paisagem congelante. A localidade está a cerca de 11 quilômetros do Centro de São Joaquim e os turistas costumam parar o carro no acostamento para irar o espetáculo gélido. Como chegar? Da área central do município, o o é pela SJ-050, conhecida como Rodovia Elson Kiotaka Outuki - Mycchel Legnaghi/Prefeitura Municipal de São Joaquim/Divulgação
Cruzeiro: localidade de Cruzeiro está situada em uma região acima dos 1.600 metros de altitude, distante 15 quilômetros do Centro de São Joaquim. Com toda essa altura, a área de baixada testemunha todos os anos a neve e o sincelo (congelamento do nevoeiro), um fenômeno raro no Brasil. Por lá, você encontrará por perto o parque Snow Valley, com opção de hospedagem, além de outras pousadas. Como chegar? Do Centro, o caminho até a localidade é pela SC-110, em direção a Bom Jardim da Serra - Mycchel Legnaghi/Prefeitura Municipal de São Joaquim/Divulgação
Onde se hospedar em São Joaquim? x5x2g
São Joaquim conta oficialmente com mil leitos de hospedagem, entre hotéis e pousadas. Esse número, entretanto, pode dobrar dependendo da ocasião do ano, já que algumas casas se colocam à disposição para receber hóspedes.
No Centro da cidade há várias opções, como também de forma espalhada nas áreas rurais de São Joaquim. Mesmo que em alguma das localidades cênicas mencionadas não tenha hospedagem, será possível encontrar em regiões próximas.
Como chegar em São Joaquim? 2w4b6t
São Joaquim não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Lages, a 80 quilômetros. Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões e as vias para chegar até São Joaquim.
Distância de ville a São Joaquim: cerca de 380 quilômetros. O o mais próximo neste momento é pela BR-101 e BR-282. Há pedágio pelo caminho.
Distância de Blumenau a São Joaquim: aproximadamente 290 quilômetros, via BR-470 e SC-114.
Distância de Florianópolis a São Joaquim: 232 quilômetros. O principal o se dá pela BR-282 e SC-110.
Distância de Criciúma a São Joaquim: cerca de 110 quilômetros, via SC-390.
Distância de Lages a São Joaquim: 80 quilômetros. O principal o é pela SC-114.
Distância de Chapecó a São Joaquim: aproximadamente 410 quilômetros. A principal via de o é a BR-282.