Inverno em Florianópolis: 9 maneiras de aproveitar a estação mais fria na Capital 32r3

eios ao ar livre, roteiros histórico-culturais, trilhas e gastronomia são apenas algumas opções do que fazer no inverno em Florianópolis 31 julho 2023 às 21h49 8 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 393z5h

A Capital de Santa Catarina é um dos destinos turísticos mais buscados no Brasil durante a temporada de verão. As dezenas e lindas praias fazem a fama da Ilha da Magia. Isso não significa, entretanto, que ados os dias mais quentes do ano Floripa não tenha atrações para oferecer. O inverno em Florianópolis pode ser muito bem aproveitado turisticamente.

Foto mostra a Avenida Beira-mar Norte em Florianópolis. Do lado esquerdo, os prédios, no meio a via de trânsito e à direita o mar. Caminhar pela beira-mar é uma boa programação de inverno em Florianópolis.Muito além de mar e praias, há diversas opções turísticas para se fazer no inverno em Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/Divulgação/ND

Com a cidade menos movimentada, é possível desfrutar com mais tranquilidade caminhadas à beira-mar, bares, restaurantes e comércios. Já que o inverno tende a ser uma estação menos chuvosa no Sul do Brasil, dá para apostar em eios ao ar livre e trilhas, por exemplo.

Programação cultural e museus também são atrações na ilha. Se durante o verão, você se dedica ao banho de mar, aproveite então o inverno em Florianópolis para conhecer os espaços culturais. Nós vamos lhe ajudar!

Separamos nove opções de eios, locais e experiências para viver Floripa intensamente durante a estação fria do ano.

1. Apreciar o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa 4o5v5e

Pôr do sol, em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Renata BomfimPôr do sol, em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Renata Bomfim

Assistir ao pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa é uma dica para o ano inteiro. A questão é que durante o inverno em Florianópolis ele fica menos concorrido.

À medida que o sol vai “caindo”, o céu fica alaranjado e reflete a cor nas águas do mar. Os barcos dos pescadores e os morros verdes ao redor escurecem e ao fundo dá ainda para ver a Ponte Hercílio Luz.

O espetáculo pode ser assistido da estreita faixa de areia da praia, de algumas das várias grandes pedras pela orla ou então da mesa de um restaurante ou barzinho. Tem lugares por lá que possuem até lounge com espreguiçadeiras para curtir o momento. No inverno, fica mais fácil garantir uma vaga.

2. Desfrutar as delícias da gastronomia 5tx2t

Foto mostra uma bandeja de ostras gratinadas como boa opção para o inverno em Florianópolis Santo Antônio de Lisboa é um dos bairros famosos de Florianópolis para comer ostras – Foto: Marco Santiago/ND

Como cidade cosmopolita que é, Florianópolis tem uma variedade de bares, restaurantes e cozinhas de muitos lugares do mundo, incluindo as grandes redes de fast-food. Nossa dica, entretanto, é para que aposte na culinária tipicamente litorânea, com muito peixe e frutos do mar.

O peixe da estação é a tainha, que pode ser encontrada em diferentes locais e servida de muitas formas. Outro ponto alto da gastronomia manezinha são as ostras, reconhecidas nacionalmente. São três os bairros famosos da Ilha da Magia para provar a iguaria: Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Ribeirão da Ilha, onde há até uma rota chamada Caminho das Ostras.

Durante o inverno em Florianópolis, os restaurantes costumam ser menos disputados. O mesmo acontece com bares e cafeterias, em comparação com a temporada de verão. Ponto positivo para quem prefere locais menos movimentados para curtir uma boa refeição.

3. Fazer trilhas 4e273w

Do lado esquerdo da foto uma escada de chão batia costeia um morro verde. Do lado direito se vê o mar.A trilha da Barra da Lagoa é uma das trilhas fáceis para fazer no inverno em Florianópolis – Foto: PMF/Divulgação

É claro que dá para fazer trilhas o ano inteiro. Entretanto, o inverno apresenta duas vantagens que são consideráveis: é uma estação menos chuvosa e um período menos propenso para se encontrar animais como cobras pelo caminho. Além disso, as temperaturas são muito mais agradáveis para caminhadas.

Na Ilha da Magia não faltam opções para quem gosta de andar em meio à natureza. Há trilhas de nível fácil, como a da Praia do Gravatá, o pequeno paraíso natural entre a Praia da Joaquina e a Praia Mole.

Outras tantas oferecem uma bela vista do mar, como a do Morro das Aranhas, e tem também as mais desafiadoras como a que leva até a Praia da Lagoinha do Leste, uma das mais bonitas e preservadas de Florianópolis.

Por fim, há também as trilhas a serem feitas dentro de parques ecológicos. Opções não faltam para você aproveitar as temperaturas amenas do inverno em Florianópolis.

4. Caminhar pelos parques 6g1v37

Não precisa ser verão (e nem fazer calor) para conhecer os parques naturais de Florianópolis. Pela região central da Ilha da Magia você encontra, por exemplo, o Parque da Luz, próximo à Ponte Hercílio Luz, e o Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, de onde se tem uma das vistas mais bonitas do Centro de Floripa.

São bons lugares para fazer caminhadas, andar de bicicleta e contemplar a natureza. Como o inverno em Florianópolis tende a ser uma época menos chuvosa, é também uma boa estação para estar ao ar livre. Os parques não o motivam? Então quem sabe um piquenique na área gramada em torno da Lagoa da Conceição? Programa delicioso especialmente em dias de sol.

5. ear de barco pelas fortalezas de Florianópolis 2u2t33

Foto da Fortaleza de Anhatomirim, cima de um pequeno morro verde e cercada por pedras. À frente dela está o mar. Fortaleza de Anhatomirim, em Florianópolis – Foto: Eduardo Lyra/reprodução/ND

A capital de Santa Catarina conserva fortalezas e um forte, estruturas defensivas, erguidas nos anos próximos de 1740.

São registros históricos da ocupação e formação da cidade e também atrativos turísticos. Por isso mesmo, estão nesta lista de maneiras para aproveitar o inverno em Florianópolis.

Durante o ano todo saem barcos de eio de algumas partes de Floripa rumo às fortalezas. Talvez a mais famosa delas seja a de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, na cidade vizinha de Governador Celso Ramos. Além de conhecer a construção histórica, esta região é privilegiada para se observar os golfinhos que vivem na Baía de São Miguel.

Se o combo fortalezas mais golfinhos já é bom, acrescente também a vista panorâmica de praias como Canasvieiras, Canajurê, Forte e Daniela durante o eio de barco. Dependendo da rota, você ainda pode ar embaixo da Ponte Hercílio Luz. Vai dizer que não tem o que fazer no inverno em Florianópolis?

6. Andar a cavalo pela Praia de Moçambique 1w5mv

eio a cavalo em Florianópolis – Foto: Arthur José anjos Santos/Divulgação Haras Ypê eio a cavalo em Florianópolis – Foto: Arthur José anjos Santos/Divulgação Haras Ypê 

Se não quiser ear de barco, pode andar a cavalo. A atração está disponível o ano inteiro, incluindo no inverno, e não depende do calor para ser divertida.

Na Praia de Moçambique, a mais extensa e menos movimentada de Floripa, um haras oferece eios a cavalo.

O percurso dura em média 1h30 e a por trilhas do Parque Estadual do Rio Vermelho, pelas dunas de areia e pelo mar. Os cavalos são dóceis e o ritmo do eio é devagar, o que não exige experiência para fazê-lo.

7. ear pelo Centro Histórico 2yx55

Se você não quer ar o dia em eios de barco, a cavalo ou fazendo trilhas por Floripa, uma caminhada a pé pelo Centro de Florianópolis já lhe reserva boas surpresas.

O roteiro inclui a Praça XV de Novembro (onde está a famosa figueira centenária), o suntuoso Palácio Cruz e Sousa (sede do Museu Histórico de Santa Catarina), o interativo Museu de Florianópolis e a Catedral Metropolitana de Florianópolis.

É parada obrigatória também o Largo da Alfândega com sua casa de artesanato e o Mercado Público, um dos principais pontos turísticos da ilha.

Além de fazer uma boa refeição, ainda tem programação artístico-cultural e várias lojinhas para conhecer por lá. Se ainda tiver disposição, rola até uma caminhada pela Beira-mar Norte, a menos de dois quilômetros do centro histórico.

Aliás, a essa mesma distância você estará do principal cartão-postal de Floripa: a Ponte Hercílio Luz. Aos finais de semana, ela fica fechada para veículos e inteiramente livre para os pedestres. Que tal aproveitar esse eio e incluí-la também no roteiro?

8. Visitar o CIC 2286k

O Centro Integrado de Cultura é o local ideal para quem curte conhecer diferentes formas de manifestação artística. Localizado no bairro da Agronômica, ele reúne em um mesmo espaço o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu da Imagem e do Som, além de bibliotecas, salões de exposição, cinema e teatro.

Por lá, os dias mais frios de inverno em Florianópolis se aquecem com apresentações artísticas, shows e muita arte. Vale muito a pena você reservar uma tarde para desbravar tudo o que o espaço tem a oferecer. Confira a programação aqui.

9. Curtir a tranquilidade das praias 4e1r64

Foto mostra areia, mar e ao fundo um morro verde na Praia do Campeche, em Florianópolis.Praia do Campeche, no Sul da ilha. Durante o inverno em Florianópolis é possível curtir dias ensolarados na areia – Foto: Marcos Campos/ND

Se durante o verão muitas das praias de Florianópolis têm espaço disputado na areia, no inverno sobra areia para se instalar. Mesmo não dando para entrar na água por conta das baixas temperaturas, nada o impede de aproveitar um dia ensolarado de frente para o mar.

Outro ponto positivo de curtir uma praia no inverno em Florianópolis: dá para garantir boas fotos sem o amontoado de pessoas atrás. Quer mais um diferencial? O trânsito para chegar a cada uma delas certamente será bem menos caótico. Há dezenas de praias em Florianópolis para conhecer. É só escolher em qual ir primeiro.

Explore mais conteúdos da cidade 1h2v1k

Turismo do sono: cidades catarinenses ideais para relaxar e dormir 1f171g

Pesquisa apontou três cidades de Santa Catarina entre os melhores destinos para turismo do sono. Conheça quais são e o que oferecem

Corrida de rua: 11 opções para participar ainda no 1º semestre de 2025 em Florianópolis 1r6u4y

Com calendário diversificado, Florianópolis tem corrida de rua com paisagens deslumbrantes, para todos os perfis de corredores