Neste domingo (15), uma nova atração turística estreará em Itapema, Litoral Norte de Santa Catarina. A concentração para a “Rota da Tapera”, circuito de cicloturismo, inicia às 07h na orla central, em frente à rua 165, e o eio está programado para começar às 8h.
Conforme a Prefeitura de Itapema, este projeto visa levar moradores e turistas a explorarem as belezas naturais, culturais e a história da cidade. A nomeação da rota é uma homenagem ao primeiro nome do município, Tapera, que era como os índios chamavam as construções rústicas.

O circuito possui um total de 48 km, ele inicia e finaliza na ciclovia da Orla do Centro, esquina com a rua 165, mas também pode ser iniciado e finalizado em qualquer um dos pontos.
Este trajeto a pelo Mirante do Encanto, Pedra da Cadeia no alto Areal (Luau da Barra), no Sertão do Trombudo na Capela São João Batista, Pier Turístico na Meia Praia e finaliza na esquina da mesma rua de início.
Itapema informa que há sinalização em todo trajeto 4i1154
O município informa que, em todo o trajeto, há sinalização viária vertical e horizontal, composta por placas interpretativas, indicativas e marcas de canalização. O circuito de cicloturismo inclui ruas urbanas e não pavimentadas, sendo de dificuldade moderada a difícil.

“Este projeto marca um novo capítulo para o turismo em Itapema. A Rota Tapera não só valoriza nossos atrativos naturais, mas também é uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Nosso objetivo é que todos os setores da cidade se beneficiem, desde a cadeia produtiva do turismo até as comunidades na rota”, compartilha a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Noeli Thomé.
Inscrições para novo circuito de cicloturismo estão abertas 1z5c61
As inscrições gratuitas para participar do lançamento oficial seguem abertas até o preenchimento das vagas disponíveis no site oficial da Secretaria Municipal de Turismo de Itapema.
Conforme a prefeitura, o ponto de saída e chegada será na Orla do Centro, esquina da rua 165. O percurso é autoguiado, sendo disponibilizados mapas nos aplicativos Strava.

A organização disponibilizará apoio com paradas técnicas com hidratação ao longo do percurso, ambulância disponível para emergências, carro de apoio técnico seguindo o trajeto e a segurança da Guarda Municipal.
O município recomenda a utilização de roupas apropriadas para a prática de ciclismo, além de protetor solar e hidratação pessoal. Além disso, ressalta que o participante deverá seguir as normas de segurança e o Código de Trânsito Brasileiro durante todo o percurso.