O Carnaval de 2023 em Florianópolis teve a participação de 1,5 milhão de pessoas, divulgou a prefeitura da Capital. O número é a soma do público que foi ao desfile na Complexo Nego Quirido, aos shows nacionais e aos blocos no Centro e nos bairros.

No quesito segurança, a istração municipal destacou que não houve registro de ocorrências graves, como em 2020, quando a folia foi manchada por um homicídio.
As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Florianópolis no balanço do Carnaval de 2023 na cidade.
“Nos preocupamos em organizar a cidade para os festejos. Organizar de maneira democrática, para quem vai ao Carnaval e quem não vai e precisa trabalhar. Sabemos que, muitas pessoas, às 4h, 5h da manhã, estão saindo de casa para ir trabalhar e precisam encontrar a cidade pronta, organizada, porque vai chegar ao seu comércio e a cidade também é para ele”, destacou o prefeito Topázio Neto (PSD).

Somente no Complexo Nego Quirido, no sábado (18), 50 mil pessoas prestigiaram o desfile das escolas de samba, transmitido pela NDTV, e que consagrou a União da Ilha da Magia, da Lagoa da Conceição, campeã do Carnaval.
“Vimos uma arela bonita, arrumada, segura, bem policiada e coordenada. O nosso bloco da Comcap foi fantástico, desfilou em todas as escolas. Quando uma acabava, a arela já estava limpa”, declarou Topázio.

Toneladas de latinhas recolhidas 173u1i
Para manter a cidade limpa no Carnaval, mais de 300 trabalhadores da autarquia da limpeza foram destacados. Só no Berbigão do Boca, mais de 3 toneladas de latinhas foram coletadas. Além disso, mais de dez caminhões de hidrojato foram mobilizados numa operação de limpeza para lavar a cidade todos os dias de manhã.
Já para a segurança, a Guarda Municipal trabalhou 24 horas por dia durante a folia, dando apoio aos 65 blocos pela cidade, às escolas de samba e a eventos carnavalescos em todas as regiões.
Entre as principais ocorrências durante a folia, foram registrados a apreensão de 90 ambulantes irregulares, a localização de uma menor desaparecida e a recuperação de mais de R$ 25 mil roubados de cidadãos russos.
Cerca de 400 mil turistas 5tzw
O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte da Capital, Ed Pereira, estima que cerca de 400 mil pessoas vieram para Florianópolis no Carnaval. Ele destacou, entretanto, que o evento foi pensado para quem vive na cidade.
“Podemos mostrar para o Brasil e o mundo que somos uma das principais cidades para as pessoas poderem foliar com tranquilidade, segurança e a cidade continuar limpa no dia seguinte, com as lojas abrindo normalmente para a cidade não parar. Cuidamos do Carnaval de rua e preparamos a cidade para o dia seguinte”, disse o secretário.
O Carnaval também impactou a ocupação hoteleira. Conforme dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Grande Florianópolis, os hotéis nas praias ficaram com 90% a 100% de ocupação. Na região central, o índice ficou na casa dos 80%.
Conforme o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Florianópolis, Júlio Cesar Geremias, naturalmente, essa época incrementa o movimento nos comércios por conta do fluxo de turistas, resultando em melhoria nas vendas.

“Não é um número muito significativo, mas sempre muito bem-vindo. De forma geral, o movimento se concentra mais nas praias, mas tivemos um incremento também no Centro”, afirmou. Geremias também elogiou o cuidado do poder público com a limpeza da cidade.
“Foi muito diferente. Foi o que mais impactou positivamente nesse Carnaval, porque quando os comércios abriram de manhã, os consumidores puderam trafegar com conforto e os comerciantes trabalharam de forma produtiva”, comentou Geremias. Ele também destacou a sinergia das forças de segurança.
O Carnaval em 2024 4u683g
A prefeitura quer projetar o Carnaval de 2024 ainda em março deste ano. Na coletiva de ontem, o prefeito elencou algumas metas para a próxima edição da folia: “Queremos melhorar a mobilidade, com mais estacionamento, mais transporte coletivo e local para carga e descarga de transporte coletivo, além da questão do o ao Complexo Nego Quirido”, disse Topázio.

Outra preocupação é com relação a venda do Carnaval e informações para quem não mora em Florianópolis: “Queremos ampliar a divulgação no aeroporto e rodoviária, ter pontos físicos espalhados pela cidade e exclusivos para venda do Carnaval e blocos, para que o turista chegue e escolha o que deseja fazer. Além disso, um apoio maior às escolas de samba, para que o Carnaval possa ser ainda maior”, comentou o prefeito.
Outra meta é realizar o desfile em dois dias e destinar um terceiro para retomar o desfile das escolas campeãs que não é realizado desde 2019.
Números do Carnaval 2023 de Florianópolis mh3x
- 1,5 milhão de foliões em todos os eventos de Carnaval
- 50 mil pessoas no Complexo Nego Quirido no desfile das escolas de samba
- 350 mil pessoas nos três dias de shows nacionais na Arena Brahma
- 110 mil pessoas no bloco dos sujosnos bairros
- mais de 1 milhão de pessoas
- 90% a 100% de ocupação hoteleira nas praias
- Mais de 200 toneladas de resíduos das festas foram coletados
- 125 mil ageiros somente no sábado (18)