O que fazer, onde curtir e o que comer: confira tudo sobre Penha 49v31

Em Penha, as praias, parques, trilhas e rotas turísticas estão entre os atrativos a serem desbravados. Confira! 29 dezembro 2023 às 16h15 11 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 3x245n

A cidade de Penha fica no Litoral Norte de Santa Catarina e é nacional e internacionalmente conhecida pela presença do Beto Carrero World em seu território. Entretanto, o município tem muitos outros atrativos fora as mais de 100 atrações do maior parque multitemático da América Latina.

Praia da Armação do Itapocorói é uma das mais procuradas em Penha – Foto: Marcos da Silva/PMP/Divulgação.Praia da Armação do Itapocorói é uma das mais procuradas em Penha – Foto: Marcos da Silva/PMP/Divulgação.

Em Penha, você encontra 25 praias, onde se pode praticar esportes e fazer eios náuticos; mirantes naturais no alto de morros; rotas turísticas que am pela mata e à beira-mar; além de mais de 100 opções gastronômicas e a típica comida litorânea.

A seguir separamos várias das atrações de Penha, separadas por perfis de turista. Basta escolher o que você mais se identifica e aproveitar a temporada de verão. Notícia extra e importante: moradores e turistas não pagam agem de transporte público para circular entre os bairros da cidade, em determinados horários, durante o verão de 2024. Ou seja, maior liberdade para conhecer cada canto do município. Bora?!

O que fazer em Penha: mais de 20 praias, parques e rotas turísticas 3x4ue

Praias 

Orla da Praia Alegre, uma das mais movimentadas de Penha. À esquerda, os molhes que dividem a cidade com Balneário Piçarras – Foto: Prefeitura de Penha/Reprodução/NDOrla da Praia Alegre, uma das mais movimentadas de Penha. À esquerda, os molhes que dividem a cidade com Balneário Piçarras – Foto: Prefeitura de Penha/Reprodução/ND

Penha tem 31 quilômetros de costa litorânea, por onde se espalham 25 praias de diferentes características e belezas. A mais procurada delas é a Praia Alegre, onde a Barra do Rio Piçarras faz a divisa com a vizinha Balneário Piçarras. Por conta do seu mar calmo, durante a temporada de verão é o destino ideal para famílias com crianças. Além disso, é uma das poucas de Penha que tem calçadão e ciclovia à beira-mar.

Também de águas calmas, a Bacia da Vovó é uma das mais bonitas de Penha. Sua pequena faixa de areia é cercada por vegetação rasteira, árvores e rochas que tornam a paisagem encantadora. Ela fica ao lado da igualmente encantadora Praia da Saudade, cercada por um morro verde.

Ao contrário das duas pequenas, a Praia da Armação tem seis quilômetros de extensão e é uma das mais movimentadas de Penha, com um mar mais agitado e ondas que rendem surfe. Já sua vizinha Praia da Armação do Itapocorói, ou Praia do Trapiche, é um dos cartões-postais da cidade com suas águas repletas de pequenas embarcações de pescadores, que dividem o espaço com banhistas, caiaques, jet skis e tartarugas.

Parques 

O parque mais famoso de Penha e também de todo o Brasil é o Beto Carrero World. Instalado há mais de 30 anos na cidade, foi o responsável por colocá-la no roteiro turístico do país e da América Latina. Eleito o melhor parque multitemático brasileiro, oferece aos seus visitantes mais de 100 atrações distribuídas em 11 áreas temáticas e divididas entre radicais, para famílias e para crianças. Fora ele ainda tem seu Kartódromo e o Parque Terra Atlântica.

Rotas turísticas 

Vista aérea do morro da Ponta da Vigia, que faz parte da Rota dos Mirantes e do circuito de trilhas – Foto: PMP/DivulgaçãoVista aérea do morro da Ponta da Vigia, que faz parte da Rota dos Mirantes e do circuito de trilhas – Foto: PMP/Divulgação

Penha tem ao menos cinco rotas turísticas estruturadas e que não dependem do calor do verão para serem feitas. São elas: a Rota das Tartarugas para observação dos animais marinhos; a Rota dos Mirantes com lindas vistas; a Rota das Trilhas, entre paisagens de Mata Atlântica e mar; Rota do Encanto que além das praias a por pontos históricos da cidade; e for fim a Rota do Cicloturismo.

Todas elas são autoguiadas e contam com placas indicativas na maior parte dos pontos turísticos. Também há disponibilização de mapas orientativos pela Secretaria de Turismo de Penha.

Onde curtir Penha 7a5z

Para quem curte natureza

Cenário da Praia Vermelha é exuberante – Foto: Marcello Sokal/PMP/DivulgaçãoCenário da Praia Vermelha é exuberante – Foto: Marcello Sokal/PMP/Divulgação

Penha é um prato cheio neste quesito. Todas as praias nos colocam em contato mais intenso com o ambiente natural, mas algumas em especial são mais preservadas e/ou possuem um conjunto maior de elementos naturais. É o caso, por exemplo, da Praia Vermelha, cercada por morros de mata nativa preservada e menor movimento humano.

Escondida em suas matas há uma cachoeira de águas cristalinas, onde se chega por meio de uma trilha que fica entre a praia e o costão direito. Leva-se cerca de uma hora para chegar à queda d’água e à sua piscina, onde é possível tomar banho.

Também na Praia Vermelha há um mirante natural que junto ao da Praia de São Roque e ao famoso Ponta da Vigia formam a Rota dos Mirantes. Alguns deles são inclusive pontos de prática de esportes radicais. A uma distância total de pouco mais de seis quilômetros entre eles – que podem ser percorridos de carro, de bicicleta ou a pé (caso se tenha bastante fôlego) – você terá as imagens mais bonitas de Penha.

Os mirantes também fazem parte do circuito de trilhas “Caminhos do Pescador” composto por quatro trilhas que am por mata preservada, praias agrestes e estradas de terra. São 12 quilômetros de percurso, que dá para ser feito em sua totalidade ou em partes.

Por fim, você pode escolher ampliar seu contato com o mundo animal fazendo a Rota das Tartarugas, ou seja, visitando a Praia da Armação do Itapocorói e a Praia do Cascalho. Em ambos locais, é possível fazer eios de stand up ou caiaque e ficar mais pertinho delas. Dica extra: esteja na Praia do Cascalho ao final da tarde para apreciar a descida do astro rei. O pôr do sol por lá é um dos mais famosos de Penha.

Para quem curte aventura 

O rapel em Penha ocorre em um paredão rochoso com vista para o mar – Foto: Edson Silveira/@graciosaterra/DivulgaçãoO rapel em Penha ocorre em um paredão rochoso com vista para o mar – Foto: Edson Silveira/@graciosaterra/Divulgação

Há ao menos três boas opções para liberar adrenalina pelo corpo em Penha: praticar rapel, saltar de parapente e surfar. Na primeira opção, o local mais comum para a prática é ao lado do mirante da Ponta da Vigia. Uma das possibilidades, a mais fácil, é descer 20 metros de paredão rochoso de costas para o mar. Se o rapel for na hora do pôr do sol, dizem que o cenário é ainda mais encantador e alaranjado.

O salto de parapente, por sua vez, tem como rampa de decolagem o mirante da Praia Vermelha, a 80 metros de altitude. O eio pode levar de 7 a 20 minutos e tem como paisagem a extensão da praia e seus morros verdes. Por fim, se você é do mar e do surfe, a Praia Grande e a Praia do Quilombo são as mais propensas a renderem ondas de até um metro, dependendo das condições de vento e ondulação.

Para quem curte sossego

Praia do Lucas fica ao lado da Praia Vermelha em Penha – Foto: PMP/DivulgaçãoPraia do Lucas fica ao lado da Praia Vermelha em Penha – Foto: PMP/Divulgação

Se você é da turma que prefere cantos mais sossegados, sem a intensa e efervescente presença de pessoas, bolas, brinquedos e castelos de areia, há lugares especiais em Penha. A arborizada Praia do Poá é uma boa opção, assim como a deserta Praia do Monge, a Praia Vermelha e sua vizinha Praia do Lucas. Por garantia, é bom levar água e lanchinhos caso queira ar o dia inteiro em alguma delas.

Para quem curte diversão 

FireWhip, a primeira montanha-russa invertida do Brasil, é opção radical do Beto Carrero World – Foto: PMP/DivulgaçãoFireWhip, a primeira montanha-russa invertida do Brasil, é opção radical do Beto Carrero World – Foto: PMP/Divulgação

Na terra do Beto Carrero World, apenas dentro do melhor parque de diversões do Brasil você terá mais de 100 maneiras de se divertir. Os brinquedos são classificados em radicais, para famílias e para crianças e o parque ainda conta com uma extensa programação de shows, apresentações culturais e personagens de desenhos que circulam pelos espaços.

Os visitantes também encontram restaurantes, lanchonetes, lojas e até um zoológico. Todas essas possibilidades tornam impossível curti-lo em apenas um único dia.

Ao lado do parque, mas separado dele – o que significa que não é preciso comprar o aporte para ter o – fica o Kartódromo do Beto Carrero World. Além de andar de kart em uma pista profissional, o local dispõe de boliche, sinuca e lanchonete.

Fora o universo do Beto Carrero, Penha também conta com o Parque Terra Atlântica, direcionado a crianças de 2 a 12 anos. Seus brinquedos e experiências focam na exploração dos sentidos dos pequenos e têm a Mata Atlântica como universo temático. Observação de tartarugas, Caverna da Ilha Feia e o Miko Play são algumas das atrações do local, que leva de 1 a 4 horas para ser desbravado.

Para além dos parques, você pode se divertir em Penha nas quadras esportivas, recreação para crianças e shows na Arena Verão, instalado na Praia Alegre. Também ao lado dela, do Rio Piçarras, saem escunas piratas de eio. Fora esses, você pode andar em buggs que percorrem diferentes pontos turísticos da cidade ou em botes, caiaques e em pranchas de stand up no mar, a serem contratados com agências locais.

Para quem curte história e cultura

Toda cidade que você conhecer é fruto de muitas histórias e manifestará um conjunto de saberes, fazeres e tradições que configuram a cultura local. Em Penha, a Casa da Memória – um espaço localizado na sede da Fundação Municipal de Cultura (Centro) – é o local que guarda utensílios, artesanatos, fotos e documentos que contam parte da história da cidade.

A pesca da baleia, a tradição centenária pesqueira, a ocupação açoriana e a Festa do Divino Espírito Santo são alguns dos aspectos culturais que você irá conhecer, além de lendas, crenças e benzeduras regionais.

Vale também a visita à Capela de São João Batista, na Praia de Armação do Itapocorói, construída em 1759 com óleo de baleia. Se estiver acompanhado de um guia turístico especializado, ficará sabendo de muitas histórias interessantes sobre e intrigantes relacionadas à freguesia, como a das pessoas sepultadas no local.

Por fim, o sambaqui na Praia do Cascalho é um registro dos povos coletores e caçadores que habitaram Penha há milhares de anos. No município, uma das empresas que faz city tour e inclui nele as paradas históricas e culturais é a agência Rota do Encanto.

O que comer em Penha 4n435

Peixe e frutos do mar são o carro-chefe dos restaurantes de Penha. Imagem meramente ilustrativa – Foto: Divulgação/NDPeixe e frutos do mar são o carro-chefe dos restaurantes de Penha. Imagem meramente ilustrativa – Foto: Divulgação/ND

Em Penha você encontra mais de 200 estabelecimentos gastronômicos, entre bares, restaurantes, pubs e cafeterias. Eles estão espalhados por diferentes regiões da cidade e algumas vias específicas concentram uma maior quantidade deles. É o caso da Avenida Alfredo Brunetti, em frente ao Beto Carrero, da Avenida Eugênio Krauze, no Centro, e das orlas de praias como a Alegre e a do Itapocorói.

Os pratos com peixes e frutos do mar são o carro-chefe da cidade e grande parte dos restaurantes os tem no cardápio. Um deles, aliás, a “Casa do Tempero” apareceu no ranking da TripAdvisor entre os 10 melhores do mundo neste ano.

Na temporada de verão, boas pedidas de pratos são robalo ou anchova grelhada, acompanhado de molho de camarão. Ostra gratinada e marisco ao bafo são igualmente comuns. Aliás, Penha tem um marisco que é único e típico da Praia do Cascalho: o sulapão. Vale experimentar.

Fora os frutos do mar, há também outros tipos de estabelecimentos bem avaliados, como  hamburguerias, pizzarias e restaurante espanhol.

Onde fica Penha? 6m5u2a

Penha fica no Litoral Norte de Santa Catarina, na divisa com Balneário Piçarras e Navegantes. O município está a 122 quilômetros da capital Florianópolis, cujo principal o é pela BR-101.

Como chegar em Penha? 4a85o

Penha não conta com aeroporto, mas fica a apenas 25 quilômetros de distância do Aeroporto Internacional de Navegantes. Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e as vias para chegar até Penha.

Distância de ville a Penha: cerca de 70 quilômetros. O o é pela BR-101 com pedágio pelo trajeto.

Distância de Blumenau a Penha: aproximadamente 60 quilômetros, via BR-470.

Distância de Florianópolis a Penha: cerca de 120 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101, com pedágio pelo percurso.

Distância de Criciúma a Penha: cerca de 300 quilômetros, via BR-101. Há pedágio pelo caminho.

Distância de Lages a Penha: aproximadamente 275 quilômetros. O principal o é pela BR-470.

Distância de Chapecó a Penha: quase 530 quilômetros, via BR-282 e BR-470.

Explore mais conteúdos da cidade 1h2v1k

Beto Carrero World x Hopi Hari: qual o melhor para diversão radical? 2q473j

Para quem ama adrenalina, confira quais são as atrações mais radicais do catarinense Beto Carrero World e do paulista Hopi Hari, dois dos pr ...