O que fazer em Praia Grande? 5 experiências para viver na cidade dos cânions 3a3q1t

No extremo Sul de Santa Catarina, Praia Grande é o lugar ideal para quem ama natureza e aventura; veja o que fazer na cidade 30 agosto 2022 às 13h42 7 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 326b43

O ecoturismo é o ponto forte de Praia Grande, no extremo Sul de Santa Catarina, distante 285 quilômetros de Florianópolis. Mas existe uma razão para ser assim: o município com apenas 2,5 km² de área urbana e mais de 250 km² de zona rural é famoso por seus cânions, tanto é que tem o título de “Cidade dos Cânions”.

Os paredões rochosos que chegam a mil metros de altura são a grande atração de Praia Grande. ando no meio deles, os visitantes podem fazer diferentes trilhas. No voo de balão, é possível avistá-los de cima. Cavalgadas, eios 4×4 e piqueniques também são opções para desfrutar a exuberância natural, moldada por centenas de milhões de anos.

Confira cinco experiências para viver e se aventurar em Praia Grande.

1. Trilhas pelos cânions v715m

Cânion Itaimbezinho – Foto: Sander Trento/Secretaria de Turismo de Praia Grande/DivulgaçãoCânion Itaimbezinho – Foto: Sander Trento/Secretaria de Turismo de Praia Grande/Divulgação

Praia Grande possui um total de 13 cânions. O conjunto deles faz parte de dois importantes parques: o Parque Nacional Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral.

São quase 30 mil hectares de área protegida que atravessam três cidades: as catarinenses Praia Grande e Jacinto Machado e a gaúcha Cambará do Sul.

É possível avistá-los de perto, desbravando e contemplando tanto a formação rochosa quanto a fauna e a flora ao redor.

Como Praia Grande está localizada no vale formado pelo cânions, o o a eles é pela parte debaixo. As bordas, que são os campos da parte alta deles, são adas pela cidade gaúcha de Cambará do Sul.

Um dos cânions mais famosos do Brasil é o Itaimbezinho, dentro do Parque Nacional de Aparados do Sul. São quase seis quilômetros de extensão de paredão rochoso, com uma largura de dois quilômetros e profundidade que varia de 600 a 750 metros.

O caminho que leva até ele é a Trilha do Rio do Boi. São cerca de 14 quilômetros e em média 6 horas de caminhada (ida e volta), em um nível alto de dificuldade. Já a trilha do Cânion Malacara é mais moderada. Localizado dentro do Parque Nacional da Serra Geral a no meio dos paredões e em alguns trechos faz a travessia de rios.

Além da beleza visual, sons de tucanos, sabiás, pica-paus entre outras aves proporcionam uma experiência muito integrada à natureza. As trilhas devem ser feitas na companhia de um guia certificado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo gerenciamento dos parques nacionais. Em Praia Grande, várias agências oferecem guiamento de trilhas.

2. eios de 4×4 em Praia Grande 16j6a

eio de 4×4 até Três Forquilhas, no Rio Grande do Sul – Foto: Nicolas Amaya/Canyons e Peraus/Divulgação eio de 4×4 até Três Forquilhas, no Rio Grande do Sul – Foto: Nicolas Amaya/Canyons e Peraus/Divulgação 

Um dos trajetos possíveis para andar em um 4×4 em Praia Grande é a Rota das Cascatas, que contempla duas trilhas e três cachoeiras pelo caminho. As primeiras quedas d’água aparecem 40 minutos após o início da aventura. Elas ficam nos famosos Poço das Andorinhas e Poço dos Morcegos, onde se faz a primeira parada.

A rota chega até a cidade de Três Forquilhas, no Rio Grande do Sul, onde fica a grande atração do eio: a Cascata da Pedra Branca, com seus 120 metros de altura. O eio dura 4h30 e dá direito à tábua de frios e frutas, lanche, água, suco e até espumante.

3. Cavalgada pelas encostas dos cânions de Praia Grande 6k2220

Cavalgada em Praia Grande – Foto: Nicolas Amaya Canyons e Peraus/DivulgaçãoCavalgada em Praia Grande – Foto: Nicolas Amaya Canyons e Peraus/Divulgação

Cavalgar na encosta dos paredões rochosos é outra experiência que pode ser inesquecível para se fazer em Praia Grande.

Em um dos roteiros possíveis, o trajeto percorre um quilômetro pela Serra do Faxinal, que liga Praia Grande a Cambará do Sul.

Em seguida, os cavaleiros seguem por 500 metros dentro de uma propriedade privada.

Nela, um mirante natural permite enxergar um dos paredões do Cânion Malacara, o Vale do Rio do Boi, o Morro dos Cabritos e até o litoral catarinense.

A cavalgada é feita pela manhã para apreciação do nascer do sol. O espetáculo é acompanhado de uma cesta de piquenique, que inclui bebida quente, tábua de frios e lanches. O eio pode ser feito coletivamente ou de forma privativa.

Para quem quer contemplar a aparição do astro rei, mas não deseja cavalgar, existem outras opções. Uma delas é ir de kombi hower até o Morro dos Cabritos, onde se inicia uma subida de cerca de 15 minutos. Do alto um mirante natural dá vista para os cânions e a cidade de Praia Grande, além de outros municípios do sul do Estado e as planícies litorâneas.

4. Rapel em Praia Grande 6s2f3p

Rapel em Praia GrandeRapel em Praia Grande – Foto: Nicolas Amaya Canyons e Peraus/Divulgação

Existem várias opções de praticar rapel no município, tanto para quem já é experiente, quanto para quem quer ser batizado na prática.

No Morro da Bergamota, a descida por corda é feita em um paredão de arenito de 30 metros, totalmente seco.

Por isso é uma boa opção para o período de inverno e também para quem nunca fez rapel. Enquanto desce, o praticante tem uma vista panorâmica dos cânions da Serra Geral.

Na cachoeira Magia das Águas, a apenas cinco quilômetros do Centro de Praia Grande e ao lado da cachoeira do Bugio, também é possível praticar. No primeiro caso, a queda d’água possui 40 metros de altura e é ada por uma trilha de 600 metros. A segunda opção, por sua vez, tem apenas dez metros e fica dentro de uma propriedade privada.

Para os mais experientes, o canionismo do café, na Serra do Faxinal, é uma sequência de cinco descidas por cachoeiras que variam de 15 a 40 metros de altura. Garantia de aventura e pura adrenalina.

5. Voo de balão em Praia Grande 736321

voo de balão, em Praia Grandevoo de balão – Foto:  Secretaria de Turismo de Praia Grande/Acervo/Divulgação

Alcançar uma altura superior aos imensos cânions de Praia Grande é possível voando de balão. A vista é em 360 graus e cada direção que o balão toma é a oportunidade de enxergar uma paisagem deslumbrante de um outro ângulo.

Dependendo das condições climáticas, o voo alcança a altura de até 1.100 metros, acima dos platôs dos cânions.

Além dos paredões, a visão alcança os rios que am entre eles, montanhas, vales e até a Lagoa do Sombrio e Torres, no Rio Grande do Sul.

O voo costuma ser feito pela manhã, com a possibilidade de ver o sol nascer lá do alto.

O cenário se completa em beleza pelo colorido dos balões que tomam conta do céu da cidade nessa experiência, famosa e compartilhada por muitos diariamente. O eio dura entre 45 minutos e uma hora.

Quando visitar Praia Grande? 6b696j

O verão e os meses iniciais do outono são os mais indicados para a prática de certas atividades, como as trilhas que am por rios e o rapel nas cachoeiras. Já as estações mais frescas podem ser ótimas para curtir o clima em um chalé com vista para os cânions de Praia Grande. Em períodos muito chuvosos, eios como o de balão podem ficar comprometidos.

Como chegar em Praia Grande? 6s2x21

Praia Grande está localizada no extremo Sul de Santa Catarina, a 285 quilômetros de Florianópolis. A cidade não conta com aeroporto, o mais próximo é o de Forquilhinha, a 100 quilômetros de distância do município. Para quem for de carro, o principal o é pela BR-101, com pedágio pelo caminho.

Acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões e as vias para se chegar até Praia Grande.

Distância de ville a Praia Grande: cerca de 440 quilômetros. O principal o é pela BR-101. Há pedágio pelo caminho.

Distância de Blumenau a Praia Grande: aproximadamente 410 quilômetros, via BR-101. Há pedágio pelo caminho.

Distância de Florianópolis a Praia Grande: cerca de 285 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101, com pedágio no percurso.

Distância de Criciúma a Praia Grande: aproximadamente 110 quilômetros, via BR-101.

Distância de Lages a Praia Grande: 293 quilômetros, pela SC-114.

Distância de Chapecó a Praia Grande: cerca de 530 quilômetros. A principal via de o é a BR-285.

Explore mais conteúdos da cidade 1h2v1k