Parque Estadual da Serra Furada: o vale montanhoso de SC conhecido como Pirâmides Sagradas 3r71l

Localizado entre Grão-Pará e Orleans, o Parque Estadual da Serra Furada reúne sete montanhas e é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza 26 maio 2022 às 08h43 3 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 186r5n

É no Parque Estadual da Serra Furada, abrangendo as cidades de Grão-Pará e Orleans, no Sul do Estado, que se encontra o vale montanhoso que ficou conhecido turisticamente como Pirâmides Sagradas. Obra da ação da natureza e do tempo, são sete montanhas compostas principalmente pelas formações rochosas Rio do Rastro, Botucatu e Serra Geral.

Na imagem mostra a vista de um lado para o Parque Estadual da Serra FuradaVista do Parque Estadual da Serra Furada – Foto: Prefeitura Municipal de Grão-Pará/Divulgação

O nome se deu por conta do formato das montanhas. Muito íngremes e pontiagudas, elas acabam lembrando pirâmides. Claro que em nada tem a ver com aquelas do Egito antigo, em que eram construídas de pedra para servirem como túmulo aos faraós. As catarinenses são obras da ação do clima, das chuvas, ventos e rios que foram esculpindo as montanhas por milhões de anos até se tornarem como são hoje.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Parque Estadual da Serra Furada não tem relação com a escultura natural da Pedra Furada, que fica dentro do Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici. Mas o parque do Sul do Estado também possui uma estrutura geológica que lembra uma janela aberta para o céu e que dá nome ao próprio local. São 45 metros de altura e oito de largura que formam uma fenda na pedra e deixam vazar o azul do céu.

Além de toda sua formação geológica que é testemunha de milhões de anos, o  parque é uma unidade de conservação responsável por preservar inúmeras espécies animais e vegetais.

Para se ter uma ideia, mais de 70 espécies de abelhas nativas e 200 espécies de aves moram em seus 1.330 hectares de extensão. Sem falar nos mamíferos, anfíbios e répteis também. Espécies raras de vegetação e ameaçadas de extinção e nascentes de rios também estão protegidas no parque – que é um grande abrigo para a biodiversidade.

O que fazer no Parque Estadual da Serra Furada? 225g5a

A imagem mostra pessoas fazendo trilha no Parque Estadual da Serra FuradaTrilha em área de camping com vista para o Parque Estadual da Serra Furada – Foto: Pousada das Pirâmides/Divulgação

Se você quiser conhecer de perto a exuberância natural do Parque Estadual da Serra Furada é possível visitá-lo: pela cidade de Grão-Pará, você a a sede sul; por Orleans, a sede norte. As duas entradas ficam a cerca de 24 quilômetros dos Centros dos dois municípios.

Dentro do parque é possível fazer trilhas, de nível leve a moderado, e ar um mirante com vista para o monumento da Serra Furada. Você também estará cercado pelo conjunto de serras e morros que formam o enorme paredão verde. O mais alto deles é o Morro da Forquilha, com 1508 metros de altitude.

Outra opção é escolher uma pousada ou área de camping para desfrutar a região por mais tempo. Nas comunidades em torno do parque existem várias opções de hospedagem que ficam aos pés das chamadas Pirâmides Sagradas. Imagine acordar pela manhã e se deparar com uma vista dessa?

Cada uma delas oferece diferentes opções de lazer. É possível, por exemplo, fazer trilhas em meio à mata, ar cachoeiras, andar a cavalo e, é claro, muita contemplação da natureza. Há a possibilidade também de ar apenas um dia em alguma das propriedades. Que tal fazer um piquenique olhando para as muralhas de pedras que parecem proteger o local?

Visitação no Parque Estadual da Serra Furada j19w

O Parque Estadual da Serra Furada fica aberto todos os dias, das 8h às 17 horas, com entrada gratuita. Para visitá-lo é obrigatório agendamento prévio pelo telefone (48) 99172-8817 ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento para agendar visitas funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19 horas.

Explore mais conteúdos da cidade 1h2v1k