Parques de Florianópolis são opção de lazer no centro da capital w3t8

Com aumento das temperaturas, Parques de Florianópolis são boas opções de lazer, exercício e contato com a natureza nos bairros da região central da cidade 28 setembro 2021 às 18h29 4 Minutos Lucas Inácio Enviar no WhatsApp 685ip

Chegou a primavera, o calor e, com ambos, a vontade de aproveitar mais a vida ao ar livre. Se a estação naturalmente nos convida a sair de casa, na capital catarinense esse convite é redobrado. E nem só de praia vive a cidade, pois os parques de Florianópolis são atrações e tanto para quem quer relaxar, praticar esportes, comer ou ter um momento de lazer, especialmente nos bairros da região central.

Parque do Córrego Grande é uma atração para toda a família, especialmente para as crianças – Foto: Marcos Albuquerque / PMFParque do Córrego Grande é uma atração para toda a família, especialmente para as crianças – Foto: Marcos Albuquerque / PMF

No bairro do Centro mesmo, o Parque da Luz é um dos principais espaços ao ar livre para poder aproveitar um dia de sol. Localizado na cabeceira da Ponte Hercílio Luz – por isso seu nome –, o parque ou por uma revitalização recente. Novo calçamento, entradas reformadas, parquinho com novos brinquedos e um aconchegante espaço de 37 mil m².

É um lugar ideal para ear com as crianças, cães, com os amigos ou até mesmo a dois. Lá também é um bom local de prática esportiva com campo de futebol, ciclovia bem sinalizada e calçada para caminhadas ou corrida. Há também o mirante, com a estátua de Hercílio Luz e uma bela vista da orla.

Porém, a atração mesmo está nos fins de semana, já que a Ponte Hercílio Luz fica exclusiva para o trânsito de pedestres. Um eio aconchegante no principal cartão postal da cidade com uma feira de artesanato e food trucks para quem quiser fazer um lanche ou tomar um bom chope.

Parque da Luz recebe milhares de visitantes aos fins de semana com abertura da Ponte Hercílio Luz – Foto: Leonardo Sousa / PMFParque da Luz recebe milhares de visitantes aos fins de semana com abertura da Ponte Hercílio Luz – Foto: Leonardo Sousa / PMF

Opção no continente 3y231c

Perto da cabeceira de outra ponte está a próxima atração. O Parque de Coqueiros, próximo à entrada da Ponte Pedro Ivo Campos, é um parque voltado aos praticantes de esporte. Basquete, vôlei, futebol, caminhada, corrida, ciclismo, entre outros. Há também a academia ao ar livre com diversos aparelhos para vários níveis de intensidade.

Os refletores ficam ligados até às 22h, o que faz o espaço ser movimentado e seguro para quem quer bater uma bola depois do trabalho. Um amplo estacionamento também está à disposição, inclusive para quem quer dar um eio perto do mar.  O espaço também traz o charme do bairro, incluindo um espaço arborizado com Coqueiros, nome do local.

Seja de dia, ou à noite, Parque de Coqueiros é opção para os atletas ao longo de toda a semana – Foto: Leonardo Sousa / PMFSeja de dia, ou à noite, Parque de Coqueiros é opção para os atletas ao longo de toda a semana – Foto: Leonardo Sousa / PMF

Espaço de sobra 451k2l

Agora vamos falar de parques espaçosos, tanto que são medidos em hectare. O espaço se justifica por serem unidades de conservação, o que também restringe algumas coisas como levar animais de estimação, som alto, perturbar a fauna ou fazer qualquer tipo de fogo. Porém, todo o esforço vale a pena pela bela natureza preservada.

O maior deles fica no Centro, mais especificamente o Parque Natural Municipal do Morro da Cruz. A região é conhecida por alocar várias estações de TV e rádio, mas tem no parque um espaço de mais de 130 ha, ou seja, 1,3 milhão de m².

São diversas trilhas, algumas mata-atlântica a dentro, outras com calçamento, mas todas bem sinalizadas. E tanto espaço no alto do morro proporciona as melhores vistas da região central da cidade, seja para as pontes e o continente, para as baías norte e sul, ou para os bairros próximos à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Um desses bairros é o Córrego Grande, que abriga o parque que leva o nome do bairro. Assim como no Morro da Cruz, este também é uma unidade de conservação natural, o que deixa faz do caminho um belo espetáculo de 23 ha (230 mil m²).

Flora e fauna nativa são atrações do Parque do Córrego Grande, unidade de conservação próxima à UFSC – Foto: Marcos Albuquerque / PMFFlora e fauna nativa são atrações do Parque do Córrego Grande, unidade de conservação próxima à UFSC – Foto: Marcos Albuquerque / PMF

Tem parquinho, quadra de futebol, longos caminhos para caminhada e corridas, além de lindas trilhas e eios em volta dos lagos. A fauna é repleta de aves como saracura, canários, patos, lagartos e até jacarés de papo amarelo, que são famosos na região. E a proximidade com a UFSC faz do local um amplo espaço de pesquisa e de projetos de extensão, como eios guiados e até um borboletário, inaugurado em 2014.

Sonho cada vez mais perto 4y3a3t

Próximo dali, no bairro Itacorubi, o Parque do Jardim Botânico de Florianópolis é mais uma das recentes aquisições da cidade. O espaço era utilizado durante de 20 anos para estudos e capacitação técnica pela Epagri que cedeu o espaço de 19 há (190 mil m²) em um acordo com a prefeitura.

Revitalizado e inaugurado em 2016, se tornou um espaço importante de lazer para a comunidade do bairro, um dos mais urbanizados da cidade. Parques para as crianças, grandes eios para a família, grandes gramados e hortas modelo em um sistema que une o urbano ao rural.

É um espaço que ganha cada vez mais ganha vegetação nativa para que, em pouco tempo, possa ser de fato ser um Jardim Botânico, como foi projetado em sua inauguração.

Explore mais conteúdos da cidade 1h2v1k

Turismo do sono: cidades catarinenses ideais para relaxar e dormir 1f171g

Pesquisa apontou três cidades de Santa Catarina entre os melhores destinos para turismo do sono. Conheça quais são e o que oferecem

Corrida de rua: 11 opções para participar ainda no 1º semestre de 2025 em Florianópolis 1r6u4y

Com calendário diversificado, Florianópolis tem corrida de rua com paisagens deslumbrantes, para todos os perfis de corredores