Praias em SC: 4 cidades para você curtir o litoral no Norte catarinense 203u1k
Em Itapoá, São Francisco do Sul, Barra Velha e Navegantes, o turista pode conhecer praias em SC com excelentes infraestruturas e de fácil o; saiba quais são elas 28 fevereiro 2023 às 19h31 8 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 3q5x1e
Com uma costa litorânea que a dos 500 quilômetros de extensão, o que não faltam são praias em SC para você aproveitar o verão. Nosso foco é apresentar opções em cidades do litoral Norte, todas próximas a ville, o município mais populoso do Estado.
Em cada uma encontrará praias com diferentes características, belezas naturais e infraestrutura. Fica então ao seu critério escolher quais das praias em SC vai querer conhecer primeiro.
1. Itapoá 2x6s6t
Itapoá está a quase 80 quilômetros de ville e 253 de Florianópolis

Itapoá é o primeiro município do Litoral Norte de Santa Catarina e porta de entrada da Baía Babitonga, que se estende por seis cidades catarinenses.
Distante cerca de 80 quilômetros de ville e 253 de Florianópolis, faz divisa com Garuva e São Francisco do Sul. Com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, tem como principais bases econômicas a atividade portuária e o turismo de praia e sol. Ou seja, Itapoá é uma boa opção para quem procura praias em SC.
A cidade conta com um total de cinco praias, distribuídas em 32 quilômetros de costa litorânea. Para quem gosta de apreciar a natureza, a Barra do Saí é um santuário.
A vegetação de restinga circunda sua faixa de areia branquinha, o mar calmo é tomado pelos barcos dos pescadores e gaivotas, garças e biguás são presença constante na beira da praia ou em cima das árvores à espera de peixes retirados das águas do mar ou do rio Saí-Mirim, que corre paralelo à areia. Os dois são próprios para banho, assim como essa praia é um bom lugar para quem gosta de caminhar ou correr.
Em Itapema do Norte se encontra igualmente muita beleza natural, mas ao contrário da Barra do Saí, esta é uma praia mais movimentada e com maior infraestrutura.
De águas tranquilas, especialmente próximo à primeira pedra, é um bom local para tomar banho de mar. Além disso, você encontrará piscinas naturais formadas em meio a rochas, além de decks para contemplação.
Por sua vez, o diferencial do Pontal do Norte é sua proximidade com o Farol de Itapoá, um dos cartões-postais do município. A praia é convidativa tanto para quem quer relaxar nas águas calmas quanto para quem quer praticar esportes náuticos.
Na orla, você também encontrará uma grande figueira, que faz sombra para os iradores e virou ponto turístico. Ela fica próximo ao píer do Porto de Itapoá, de onde se pode observar o vai e vem das embarcações.
2. São Francisco do Sul 3k2x3m
São Francisco do Sul está a 45 quilômetros de ville e 190 de Florianópolis

Descendo pelo Litoral Norte, está a bonita, charmosa e histórica São Francisco do Sul. A primeira localidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira mais antiga do Brasil conserva em seu Centro Histórico centenas de imóveis tombados como patrimônio histórico.
O local, que é banhado pela Baía Babitonga, é também um ótimo ponto de apreciação do pôr do sol. O município é a segunda maior ilha de Santa Catarina, ficando atrás apenas da Ilha da Magia: a Capital Florianópolis.
Sendo assim, é de se esperar que haja muitas praias em seu território. No total, são 17. Para curtir com a família, aposte na Praia da Enseada, de Itaguaçu ou de Ubatuba. Todas costumam apresentar mar calmo e boa infraestrutura de comércio, restaurante e hospedagem.
A Praia da Enseada mesmo parece uma piscina natural de tão tranquilas que são suas águas. Já a Praia do Forte é especial para quem aprecia a natureza próxima da areia. Cercada pela vegetação, é lindo o contraste entre o azul do mar, o branco da areia e o verde da restinga.

As águas (certificadas como Bandeira Azul) ali são igualmente calmas, com exceção do canto esquerdo, que apresenta boas ondas para os surfistas. Para quem surfa, a Praia do Molhe e a Prainha, também certificada, são pontos privilegiados. Além disso, essa última é também um point noturno da juventude, com vários barzinhos ao longo de sua pequena orla.
Se você busca por praias em SC menos movimentadas, em São Francisco do Sul aposte na Praia do Ervino e na Praia Grande, ambas com certificação Bandeira Azul.
Na primeira, a paisagem é selvagem e a natureza preservada. O mesmo ocorre na segunda, que ainda tem como diferencial enormes dunas de areia repletas de vegetação de restinga, onde é possível subir e ter uma vista panorâmica do entorno.
3. Barra Velha 2q4r3y
Barra Velha está a 50 quilômetros de ville e 134 de Florianópolis

A cidade de Barra Velha possui sete praias para você conhecer, distribuídas em 20 quilômetros. A do Sol e a do Cerro, localizadas no bairro Itajuba, são certificadas com o selo do programa Bandeira Azul, que reconhece a qualidade da água para banho de mar.
A primeira está próxima do Costão das Pedras Brancas e Negras e tem como destaque o visual e o entardecer. Já a do Cerro é a última praia de Barra Velha, indo até a divisa com Balneário Piçarras. Sua areia é tomada pela vegetação de restinga e o mar grosso é atrativo para os surfistas.
A Praia Central é a mais buscada pelos turistas e por isso a mais movimentada da cidade. Sua extensão de 800 metros é delimitada de um lado pelo molhe de pedras, em frente a um hotel, e do outro pelo Costão dos Náufragos, onde se encontra a estátua de Iemanjá.
Por toda sua orla, você tem à disposição uma completa infraestrutura de comércios, restaurantes e opções de hospedagem. Já pela areia é muito comum se deparar com pescadores que comercializam peixe fresco diretamente dos barcos recém retirados do mar.
Nas proximidades da Praia Central fica uma das pontas da Laguna de Barra Velha, eleita em enquete pública como uma das sete maravilhas de Barra Velha. Ela se estende por seis quilômetros até chegar a outra extremidade, na Ponta da Praia da Península.
Nesse local ela se encontra com o mar por meio da Boca da Barra do Rio Itapocu. A paisagem de restinga, areia e a união das águas fazem deste um recanto paradisíaco, onde é possível andar de caiaque, de barco, de pedalinho ou jet-ski.

Por sua vez, a Praia do Grant é uma das praias em SC que ficam de frente para uma ilha. Ela é ideal para curtir com crianças, por conta de suas águas tranquilas.
O mesmo vale para a Ilha do Grant, onde se chega de barco, cuja travessia é feita por algum pescador.
Além do mar calmo e claro, a ilha tem uma bonita paisagem cercada pela vegetação verde e por pedras. Foi eleita a primeira maravilha de Barra Velha, o que significa que você não pode deixar de conhecer.
4. Penha 7155f
Penha fica está a 75 quilômetros de ville e 120 de Florianópolis

O município de Penha é conhecido nacional e internacionalmente por ser a sede do maior parque multitemático da América Latina: o Beto Carrero World. Instalado em uma área de 14 milhões de metros quadrados, oferece aos visitantes mais de 100 atrações distribuídas em dez áreas temáticas.
Além do parque que colocou Penha na rota turística do Brasil, a cidade litorânea soma 25 praias ao longo de sua costa. Há opções para todos os públicos.
A Praia Alegre, por exemplo, é conhecida como uma das mais tranquilas da cidade e é ótima para famílias com crianças, que podem brincar no mar calmo. Ela é uma das poucas no município que tem calçadão e ciclovia à beira mar, além de contar com boa infraestrutura.
Com o mesmo perfil de águas tranquilas, que parece piscina natural, está a pequena e charmosa Bacia da Vovó. Ela fica ao lado da Praia da Saudade, uma das mais bonitas de Penha, margeada pela vegetação, por árvores e ruas com lajotas, que dão um ar bucólico ao lugar.
Igualmente aconchegante é a Praia da Armação do Itapocorói, também conhecida como Praia do Trapiche, por conta da estrutura que serve para eio e também como trampolim.
Seu mar calmo de águas transparentes é povoado por banhistas, pelos que eiam de caiaque e jet ski e pelos que pescam. Aliás, essa praia em SC é um reduto de pescadores artesanais e as embarcações na água são um cartão-postal de Penha.
Já a praticamente irmã Praia da Armação é uma das mais famosas e movimentadas do município. Seu mar agitado é bom para surfar, para tomar banho e praticar esportes.
Quem ao contrário procura praias com menor movimento, pode apostar na Praia Grande, na Praia do Poá com sua orla toda arborizada, e na Praia Vermelha cercada por altos morros e natureza preservada. Por fim se despeça do sol na Praia do Cascalho, cuja vista não fará você querer se despedir de Penha.