São Joaquim: curiosidades sobre a floração de macieiras e produção de maçãs 446r65
Em São Joaquim há 1.560 produtores da fruta; saiba como funciona a floração, colheita e visitação na cidade 14 setembro 2022 às 21h33 6 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 33k47
Se o inverno em São Joaquim faz turistas subirem a serra para vivenciar o frio e a neve, o fim da estação e o início da primavera oferecem aos visitantes as flores de macieiras como atração. Quando chega setembro é hora dos botões rosados se transformarem em pétalas rosa claro e desabrocharem em até duas mil flores por árvore.

Plantadas bem próximas umas das outras, em torno de 1,5 metro de distância e quatro metros de largura, o olhar se preenche com elas diante de um campo de macieiras. Apenas em São Joaquim há 1.560 produtores da fruta. A boa notícia para o turista é que parte deles abre suas propriedades para visitação, tanto no período de floração quanto na colheita.
Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçãs e São Joaquim, por sua vez, a maior cidade produtora do Estado. Isso fez dela a Capital Nacional da Maçã. Em média, 350 mil toneladas da fruta saem do município para abastecer o Brasil todo e outros países mundo afora.
Aliás, a maçã Fuji cultivada na região de São Joaquim ganhou, em 2021, o selo de Indicação Geográfica, que comprova a qualidade e singularidade do produto, devido ao local onde é produzido.
Além de gerar renda e girar a economia diretamente, a maçã também se tornou atração turística por lá. Se em setembro a floração de macieiras é o evento que chama atenção dos visitantes, entre fevereiro e maio é o Colha & Pague que atrai turistas.
Encerrada a colheita, em maio, São Joaquim homenageia a fruta na grande Festa da Maçã, com atrações musicais nacionais e confraternização pela safra do ano.
Programe-se para apreciar a floração de macieiras em São Joaquim e fique por dentro de cinco curiosidades sobre elas.
Tempo curto de floração 595714

A floração da maçã em São Joaquim ocorre, normalmente, na primeira quinzena do mês de setembro.
Quem deseja acompanhar o espetáculo da floração precisa se programar para agora, pois sua duração é muito curta.
Em média, as macieiras ficam floridas entre 15 e 20 dias. Esse é o período em que as abelhas polinizam as plantas. Em seguida, as flores começam a cair e já é possível ver um micro fruto, que tem de seis a oito milímetros de tamanho.
O período da florada é o mais importante na produção de maçãs 5m291k
A produtividade da safra da maçã depende da quantidade e da qualidade do trabalho de polinização das abelhas, que ocorre durante a floração da planta. Esse é o período em que o pequeno inseto busca se alimentar de pólen e néctar e, nesse processo, transporta o grão de pólen da estrutura masculina de uma flor para a estrutura feminina de outra. Dessa forma ocorre a fecundação e a formação de frutos.
No caso da maçã, a polinização de flores de um mesmo tipo não resulta em frutos. Para que dê certo, é preciso que a abelha transporte o pólen de uma flor de maçã Gala, por exemplo, para uma flor compatível com ela, no caso a da maçã Fuji.
É o que se chama de polinização cruzada. Por isso, em todos os pomares de São Joaquim há a plantação das duas espécies de maçãs. Para se ter uma boa polinização, em média de 12 a 14 abelhas devem “frequentar” cada macieira por minuto.
O trabalho da abelha é incansável. Ela chega a ar por até 1.500 flores por hora. Sendo assim, ao visitar uma fazenda de produção de maçãs em São Joaquim na época da floração, você poderá observar muitas abelhas trabalhando no local.
Cerca de 70% dos frutos são retirados do pé antes que se desenvolvam 2a643h
Cada cachopa, ou cacho, no galho de uma macieira pode dar de cinco a sete frutos. O problema é que uma grande quantidade assim pode prejudicar o crescimento e a qualidade das maçãs, por conta da distribuição de nutrientes.
Aí é que entra a técnica conhecida como raleio, que consiste em tirar o excesso de frutos das árvores. Ela costuma ser aplicada assim que as maçãs começam a despontar e pode retirar até 70% dos frutos de cada cachopa. Uma única macieira, já com o raleio feito, dá em torno de 600 maçãs.
Fazendas em São Joaquim abrem as portas para visitas à florada de macieiras r422f
Dezenas de propriedades produtoras de maçãs abrem suas portas para que visitantes apreciem as árvores floridas. Além desse período de beleza especial, outro momento bastante aguardado pelos turistas é a colheita.
Entre fevereiro e maio, os frutos estão prontos para serem retirados do pé. O auge desse processo começa depois dos 15 primeiros do início da colheita e recebe visitantes que querem participar do momento.
A florada de macieiras coincide com a florada das cerejeiras em São Joaquim 1l443e

Também em setembro, as cerejeiras começam a florir em São Joaquim. Espalhadas pelo pórtico de entrada, na região central e em alguns bairros da cidade, cerca de três mil árvores colorem a paisagem com um tom rosado. A florada das cerejeiras dura em média dez dias e torna ainda mais especial a visita ao município serrano.
O que mais conhecer em São Joaquim? 64k6c
São Joaquim é uma cidade que está acima de mil metros do nível do mar. Em regiões altas como essa, o frio costuma ser mais intenso, o que faz com que o município seja bastante procurado no inverno por quem quer viver experiências geladas.
Além disso, o clima serrano é um dos fatores responsáveis pela qualidade das maçãs e também das uvas que produzem os famosos vinhos de altitude catarinenses.
Segundo dados de 2019, há mais de 250 vinhedos na cidade. Por isso, estar em São Joaquim é sempre uma boa oportunidade de conhecer suas vinícolas.
Além de visitar os vinhedos é possível entender sobre o processo de fabricação e degustar diferentes tipos de vinho, da mais alta qualidade. Os estabelecimentos normalmente oferecem serviços que incluem tábua de frios ou cestas de piquenique. Tudo isso harmonizado com o belo cenário de montanhas verdes e céu azul de São Joaquim.
Onde fica São Joaquim? 531u5p
São Joaquim está localizada na Serra Catarinense. A cidade faz divisa com Lages, , Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra e está a 232 quilômetros de distância de Florianópolis.
Como chegar em São Joaquim? 2w4b6t
São Joaquim não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Lages, a 80 quilômetros. Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões e as vias para chegar até São Joaquim.
Distância de ville a São Joaquim: cerca de 380 quilômetros. O o mais próximo neste momento é pela BR-101 e BR-282. Há pedágio pelo caminho.
Distância de Blumenau a São Joaquim: aproximadamente 290 quilômetros, via BR-470 e SC-114.
Distância de Florianópolis a São Joaquim: 232 quilômetros. O principal o se dá pela BR-282 e SC-110.
Distância de Criciúma a São Joaquim: cerca de 110 quilômetros, via SC-390.
Distância de Lages a São Joaquim: 80 quilômetros. O principal o é pela SC-114.
Distância de Chapecó a São Joaquim: aproximadamente 410 quilômetros. A principal via de o é a BR-282.