Trilhas de Florianópolis: 4 dicas para quem ama explorar a natureza 3w6o6t

Com vista para as praias, as trilhas de Florianópolis escondem algumas das mais belas e preservadas da região 21 dezembro 2020 às 10h06 4 Minutos Lucas Inácio Enviar no WhatsApp 1w6l1q

Nem só de badalação vive Florianópolis. A capital também conta com ótimos redutos de paz e tranquilidade, porém, com difícil o e são justamente as trilhas da Ilha que escondem algumas das mais belas e preservadas praias da região.

Praia de Naufragados – Foto: Eduardo Valente/Arquivo NDPraia de Naufragados – Foto: Eduardo Valente/Arquivo ND

Por se tratar de trilhas em praias com pouca ou nenhuma infraestrutura de serviços, como restaurantes ou hotéis, o conselho é ir prevenido: prepare seu tênis, vista roupas adequadas, leve mochila com água e comida, retoque seu protetor solar, fique sempre atento ao mar e aproveite. Porque apesar de todo o aparato, a chegada ao local desejado recompensa. 

Naufragados 5ku6s

No extremo Sul da Ilha de Santa Catarina está a Praia de Naufragados, um ponto histórico que tem seu nome a partir de um naufrágio de duas embarcações com 250 pessoas em meados do século 18, as quais menos de 80 sobreviveram. Apesar dessa versão não ser oficial, história tem com o Farol de Naufragados e os canhões que eram utilizados para proteger o o à região.

Atualmente, a proteção é dos órgãos ambientais, justamente por se tratar do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, mas o o é tranquilo. Para chegar lá existem duas opções: por trilha ou de barco com o transporte dos pescadores, ambos saindo do ponto final da Caieira da Barra do Sul. A trilha possui 2,3 quilômetros de extensão e é de intensidade leve, podendo ser feita de 45 minutos a uma hora entre trechos de mata fechada e aberta. A vista de Naufragados é para a Praia do Sonho e a Ponta do Papagaio, em Palhoça.

Lagoinha do Leste u2153

Ainda na região Sul de Florianópolis, uma trilha que preserva a Mata Atlântica em sua essência e conta com belos cenários no seu percurso: a Lagoinha do Leste conta com uma praia de mar aberto localizada entre dois costões que dificultam seu o, mas mantém a natureza quase intacta, além de contar com a lagoa que dá nome ao local.

Para chegar lá são três opções: barco com os pescadores locais e as trilhas do Pântano do Sul e do Matadeiro. A primeira tem o pelo bairro de mesmo nome e uma extensão de 2,3 quilômetros com uma subida íngreme, mas escadas rústicas e pedras de apoio que facilitam o trecho que pode ser feito em uma hora. Já a trilha do Matadeiro parte do bairro da Armação, tem extensão de quatro quilômetros e estimativa de 2 a 3 horas de duração, dependendo do seu pique, mas certamente com as melhores vistas do percurso.

Moçambique 54536

Praia de Moçambique – Foto: Rosane/Arquivo NDPraia de Moçambique – Foto: Rosane/Arquivo ND

As Praias do Moçambique e do Santinho podem ser adas de carro, sendo a primeira pelo Parque do Rio Vermelho e a segunda pelo Norte da Ilha. Porém há dois caminhos que ligam as praias e que as mantém com um belo cenário, principalmente da Praia do Moçambique, a mais extensa de Florianópolis com 8,5 quilômetros e preservada pelos órgãos responsáveis, além, é claro, das famosas inscrições rupestres do Costão do Santinho.

Ambas as trilhas que ligam Santinho e Moçambique possuem cerca de 2,8 quilômetros com características diferentes, mas que podem ser feitas no mesmo dia. Por trás do Morro das Aranhas, o caminho é de mata fechada com bastante sombra e de intensidade leve, podendo ser feita com a família e com duração de uma hora. Já a parte que contorna o costão não tem sombra, o terreno possui muitas pedras e algumas subidas, portanto tem um nível a mais de dificuldade, mas também tem o visual da praia.

Além disso, é por esse caminho que há o o ao topo do Morro das Aranhas, uma trilha difícil, mas que guarda a visão de boa parte da região Norte da Ilha, uma atração a mais para quem gosta de belos cenários. 

Costa da Lagoa 84d4n

Com mais infraestrutura que as localidades anteriores, a Costa da Lagoa é um local aconchegante que possui várias opções de restaurantes, locais para eio e hospedagem à disposição. Como o próprio nome diz, não é uma praia, mas conta com uma trilha e um belo cenário, portanto tem os pré-requisitos para entrar na nossa lista.

O o pode ser feito por barcos – que partem de hora em hora da Lagoa da Conceição – ou por uma trilha longa e leve de 6,5 quilômetros, podendo durar entre 1h30 e 2h. O caminho começa pelo Canto dos Araçás e o trajeto parece longo, mas conta com moradores no caminho, além de lugares históricos como um engenho de farinha, ativado uma vez ao ano para uma festa local, e construções do século 18. Já a volta pode ser feita de barco aproveitando para conhecer cada uma das 23 paradas que o transporte realiza no caminho.

Explore mais conteúdos da cidade 1h2v1k

Turismo do sono: cidades catarinenses ideais para relaxar e dormir 1f171g

Pesquisa apontou três cidades de Santa Catarina entre os melhores destinos para turismo do sono. Conheça quais são e o que oferecem

Corrida de rua: 11 opções para participar ainda no 1º semestre de 2025 em Florianópolis 1r6u4y

Com calendário diversificado, Florianópolis tem corrida de rua com paisagens deslumbrantes, para todos os perfis de corredores