Tudo o que você encontra no Mercado Público Municipal de Florianópolis c1o3o
Botecos e restaurantes, peixarias, lojas de artesanato, roupas e empórios são algumas das especialidades dos boxes instalados no Mercado Público Municipal 04 dezembro 2024 às 13h01 5 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 2r6o4a
O prédio amarelão, de estilo eclético que ocupa um quarteirão inteiro do Centro Histórico de Florianópolis não a despercebido, e nem deveria. O Mercado Público Municipal é um patrimônio histórico da capital e expressão importante da cultura manezinha, por meio da gastronomia, dos artesanatos tradicionais e de toda a gente que circula por ali.

Tanto a tradição pesqueira quanto as rendas, cestarias e artefatos temáticos e decorativos estão presentes ali, com produtos disponíveis à venda.
O atual prédio, com mais de 120 anos de existência, reúne cerca de 100 boxes que comercializam uma diversidade de produtos, de peixe fresco a sapatos artesanais. E ainda tem uma galeria de arte!
Aos finais de semana, o agito se multiplica. Centenas de pessoas ocupam o vão central do espaço, onde se concentram os restaurantes. Tem música ao vivo, falatório e disputa por clientes. É pujante. Ao redor do prédio, ainda está o centro de comércio popular de Floripa, a histórica Praça da Alfândega e vários espaços de memória.
É indispensável desbravar e saborear o Mercado Público Municipal em sua viagem à Ilha da Magia. A seguir saiba mais sobre o que encontrar em cada ala desse histórico-cultural de Floripa.
Dos peixes frescos à renda de bilro 191f10
Se o Mercado Público Municipal foi criado para organizar o abastecimento de alimentos à população de Florianópolis (que no ado era feito na rua debaixo de sol), ele manteve no decorrer de seus mais de 100 anos de existência a tradição de vender peixes, carnes e outros itens alimentícios aos moradores e turistas da capital.
Peixes e carnes – Ala Sul 12e2y
Peixarias (14) e açougues (2) somam 16 dos boxes do Mercado Público Municipal, concentrados na Ala Sul do espaço. Alguns estabelecimentos são tradicionais, como a cinquentenária Peixaria do Chico, e responsáveis pelas filas de clientes que buscam por peixes frescos, frutos do mar e as tradicionais ostras de Florianópolis.
Artesanato – Ala Norte 582ty
Mas não é só da tradição pesqueira e peixeira que se vive o Mercado Público Municipal. Ela também é representada pelas lojas de artesanato, como aquelas que vendem peças feitas com renda de bilro, herança da ocupação açoriana em Florianópolis. Aliás, a loja das rendeiras é parada turística obrigatória dentro do mercado.
Fácil por ali é garantir lembrancinhas que estampam diferentes referências à Ilha da Magia, dos barcos às bruxas. As lojas de artesanato estão dispostas na Ala Norte do empreendimento.
Restaurantes do vão central, bares e cafés 4p1u2z
O extenso e largo corredor central do Mercado Público Municipal é sua área mais pujante. Pois é ali que se concentram os dez restaurantes da casa. Aos finais de semana, o vão costuma receber músicos que se apresentam gratuitamente à plateia local e são responsáveis por preencher rapidamente os espaços livres.
No cardápio dos restaurantes, peixes e frutos do mar são estrelas em comum. No restaurante Quintal Açoriano, a sequência de camarões é bastante procurada e prestigiada. Já no “balcão mais democrático do Brasil”, o Box 32, traz em seu cardápio verdadeiros sucessos de público, que am pelo pastel de camarão, de berbigão e coxinha de rã e chegam a iguarias internacionais.
Fora os restaurantes e botecos, o mercado também conta com cafeterias, pastelaria, gelateria para os dias escaldantes de verão, espalhados pelas duas alas.
Flores, verduras, empórios e vestimentas 5g562u
A variedade de estabelecimentos é grande e inclui também floricultura, hortifrutis (um deles de produtos orgânicos) e empórios, onde se pode comprar produtos naturais, mas também queijos, conservas e embutidos.
O mais inusitado deles é o Mercado Oriental, que vende chás, bebidas fermentadas, molhos e salgadinhos incomuns como os de camarão, de ervilha e de mel com gergelim. Todos eles distribuídos nas duas alas do prédio histórico.
Fora os gêneros alimentícios, você também encontra lojas de roupas e calçados dentro do Mercado Público Municipal, dispostos na Ala Norte. Algumas das lojas de roupas têm entrada voltada para a Rua Conselheiro Mafra.
Arte no superior 3b5q26
Deixando o agito comercial no piso térreo, no piso superior do prédio histórico os visitantes encontram uma galeria de artes. A Sala José Cipriano da Silva recebe com regularidade diferentes exposições de artistas catarinenses, do Brasil e até do exterior, a serem conferidas pelo público gratuitamente.
O espaço fica entre as torres da Ala Norte e Ala Sul, com vista para o Largo da Alfândega e entrada pela Rua Deodoro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Localização das alas e horários de funcionamento do Mercado Público Municipal 274z3o
O endereço oficial do Mercado Público de Florianópolis é Rua Jerônimo Coelho, nº 60, bem de frente com o camelódromo municipal. Essa é uma de suas entradas. A outra é pela Rua Deodoro, em frente ao Largo da Alfândega. Entrando por qualquer uma delas é possível ar as duas alas do prédio.
O mercado está a cinco minutos de carro da entrada de Florianópolis, pela Ponte Pedro Ivo Campos; a menos de cinco minutos a pé do Terminal de Integração do Centro (Ticen) e cerca de oito minutos caminhando do Terminal Rodoviário de Florianópolis. O aeroporto é o ponto mais distante, a quase 20 minutos de carro.
Abertura e fechamento 2s33u
Peixarias: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados das 7h às 14h e domingos das 7h às 12h.
Lojas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Sábados das 8h às 14h. Domingos fechadas.
Alimentação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h. Sábados das 10h às 17h e domingos das 11h às 17h.