Turismo brasileiro: 2 cidades catarinenses estão entre os melhores destinos no Brasil 92821

Na avaliação do site "Melhores Destinos", feita em 2022, Pomerode e Urubici estão na lista das melhores cidades para fazer turismo 01 abril 2023 às 23h39 12 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 1h3a3h

De 0 a 10, que nota você dá a cada um dos destinos para onde viajou no ano de 2022? Foi por meio de uma avaliação como esta que o site “Melhores Destinos” classificou quais cidades oferecem as melhores experiências de turismo no Brasil.

A pesquisa é nacional e foi respondida por quase 15 mil pessoas que citaram e atribuíram notas a 90 destinos em todo o país. Deste total, as cidades catarinenses de Pomerode e Urubici estão no “top 10” do turismo nacional.

A pesquisa solicitava que os viajantes dessem notas de 0 a 10 para cinco quesitos em cada um de seus destinos de viagem: custo-benefício, atrações, receptividade/simpatia, gastronomia e segurança.

Cada participante poderia votar uma única vez em cada destino, para que o resultado fosse confiável. A intenção do prêmio é divulgar realmente os melhores lugares turísticos e não os mais famosos, segundo as avaliações dos próprios viajantes.

No ranking final, a catarinense Pomerode, na região turística do Vale Europeu, conquistou o 8º lugar, com uma nota de 8,57 pontos. Na edição ada do prêmio, Pomerode quase entrou no ranking, ficando em 11º.

Em 2023, a boa avaliação do público se confirmou e colocou a cidade mais alemã do Brasil na lista. Já o município serrano de Urubici fechou a lista dos “top 10” na décima posição do turismo nacional, com 8,55 pontos.

Nesta 4ª edição do prêmio, a grande campeã foi a região da Chapada Diamantina, na Bahia. O pódio dos três primeiros é composto também por Alter do Chão, no Pará, e por Diamantina, em Minas Gerais. Completam a lista de melhores destinos do turismo brasileiro os Lençóis Maranhenses, Jalapão, João Pessoa, Península de Maraú, Pomerode, Tiradentes e Urubici.

Saiba quais notas Pomerode e Urubici receberam em cada quesito avaliativo e as principais atrações das catarinenses no “top 10” do turismo nacional.

Turismo em Pomerode: o que fazer no 8º melhor destino do Brasil 3imm

Pomerode está entre os melhores destinos de turismo no BrasilPórtico turístico de entrada em Pomerode, um dos melhores destinos de turismo do Brasil – Foto: iStock/Divulgação

A pequena Pomerode é uma cidade de quase 35 mil habitantes no Médio Vale do Itajaí, encostada em Blumenau e distante 175 quilômetros de Florianópolis. Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, ela faz parte da região turística do Vale Europeu, junto a outros municípios que tiveram presença marcante da imigração europeia.

O chamariz turístico de Pomerode é a experiência de conhecer um lugar onde as casas seculares em estilo enxaimel são conservadas, onde ainda se preserva em parte um estilo de vida mais comunitário, onde seguem sendo tradicionais as cucas feitas em fogão à lenha, o melado produzido em grandes tachos, as bolachas de Natal, o artesanato em madeira, a porcelana.

Tudo isso emoldurado por uma paisagem campestre confere à experiência em Pomerode ares bucólicos, de muita beleza e aconchego, que a fizeram conhecida. Outra grande qualidade do município é a segurança. Aliás, este foi o quesito que teve maior nota (9,62) entre os viajantes que avaliaram a cidade no prêmio Melhores Destinos. O que mostra que além de todos os encantos, ao fazer turismo em Pomerode você se sentirá seguro.

Rotas turísticas

Embora seja uma cidade pequena, o turismo é forte e muito bem estruturado por lá, oferecendo sempre novidades aos visitantes. O município conta com quatro rotas turísticas, que conduzem os visitantes a propriedades, museus, fábricas e muita história.

A mais conhecida delas é a Rota Enxaimel, que concentra o maior número de casas construídas com essa técnica fora da Alemanha. A rota é tão famosa e importante que em 2021 recebeu um selo da Organização das Nações Unidas (ONU) que reconhece o local como uma das melhores vilas para se visitar no mundo inteiro.

Localizada no bairro Testo Alto, rodeado pelo verde, o caminho tem 16 quilômetros de extensão que podem ser percorridos de carro, bicicleta ou a pé. Outra experiência é fazer o percurso em um carro de mola (um tipo de charrete), conduzido por guias locais. Das 50 casas enxaimel tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), algumas contam com bonitos e bem cuidados jardins.

Em algumas delas funcionam lojas de doce, bolachas, conservas e outros produtos locais. Há também restaurantes que servem pratos típicos da culinária alemã e outras que são abertas à visitação. Por isso, vale a pena fazer a rota com calma e em várias paradas para ter uma experiência de turismo completa!

Além da Rota Enxaimel, Pomerode ainda tem a Rota do Imigrante, na divisa com Blumenau; a Rota das Raízes Germânicas e a Rota Liebestal, que concentra a maior quantidade de hotéis perto do Centro da cidade. Ao todo, os empreendimentos somam cerca de mil leitos disponíveis para hospedar os turistas.

Ainda com foco na cultura, você pode se programar para visitar Pomerode durante alguma das festas da cidade. Todas elas unem tradições dos imigrantes alemães à diversão em família, fomentando o turismo local.

Outras atrações turísticas 

Para além das rotas, o turismo em Pomerode abrange muitas outras diferentes atrações. A cidade conta com sete espaços de memória. Entram nesta conta, a Casa do Imigrante, Museu do Marceneiro, Casa do Escultor, Museu do Automóvel, Museu Pomerano, Museu do Brinquedo e o Memorial Arthur Schmidt.

É igualmente neste município onde está instalado o maior zoológico de Santa Catarina, o Zoo Pomerode. O empreendimento abriga mais de mil animais de 242 espécies e é uma excelente opção de eio em família.

Especialmente para as crianças, outros dois espaços são grandes atrativos: a Vila Encantada, um parque educativo com várias réplicas de dinossauros, e o Parque Temático Alles Park.

Esse último é a mais recente atração turística inaugurada em Pomerode. Seu principal destaque é a Vila da Neve, onde é possível curtir temperaturas abaixo de zero o ano inteiro. Ela fica em um espaço coberto, resfriado a cerca de – 4ºC.

É o lugar ideal para viver o sonho de brincar de bola de neve, confeccionar bonecos, descer em um escorregador gelado ou ser puxado em um trenó. Quem não é criança, torna-se uma nessa experiência.

O parque ainda dispõe de outras atrações, como o carrossel holandês feito artesanalmente, um circuito de brinquedos infláveis, labirinto de espelhos, e mais.

O grande trunfo do empreendimento é unir toda a família em brincadeiras simples, mas muito divertidas. Para um segundo momento, o parque deve contar com um teleférico que vai conectar o espaço no Centro de Pomerode ao Morro da Turquia. Por lá, o visitante deve encontrar mais atrativos, como labirinto verde, trenó, tirolesa, restaurante, além de outros.

Certamente por todas essas opções do que fazer em Pomerode, que o quesito “atrações” recebeu nota 8,33 do público que votou no Prêmio Melhores Destinos. E o turismo na pequena Alemanha só cresce!

Gastronomia e receptividade 

A gastronomia é um dos principais atrativos de Pomerode e a culinária germânica o carro-chefe. É claro que se encontram na cidade diferentes tipos de cozinha, como a brasileira e a italiana, mas quando estiver na pequena Alemanha vale conhecer os pratos tradicionais da imigração.

Pomerode está repleta de restaurantes de gastronomia germânica e também estabelecimentos que servem café colonial. Aliás, a experiência gastronômica em Pomerode recebeu nota 8,48 nos Melhores Destinos.

Já a receptividade e simpatia da população emplacou com 8,31 na avaliação turística na cidade. Em outro prêmio, o Traveller Review Awards 2023, realizado pelo site de reserva de hospedagens Booking, Pomerode também ficou entre os “top 10” destinos mais acolhedores do Brasil.

Confira as notas de cada quesito do turismo de Pomerode 

Preços e custo-benefício: 8,13

Atrações: 8,33

Gastronomia: 8,48

Receptividade e simpatia: 8,31

Segurança: 9,62

Nota final: 8,574

Turismo em Urubici: o que fazer no 10º melhor destino do Brasil 285zu

Pedra Furada, em Urubici, 10ª cidade eleita como melhor destino de turismo no Brasil – Foto: Marcus ZilliPedra Furada, em Urubici, 10ª cidade eleita como melhor destino de turismo no Brasil – Foto: Marcus Zilli

Urubici é um dos principais destinos turísticos da Serra Catarinense. O município faz divisa com 10 cidades, entre elas São Joaquim, Urupema, Bom Retiro e Grão Pará.

A natureza é sem dúvidas o foco do turismo em Urubici. Com uma geografia privilegiada, a cidade está a mil metros acima do nível do mar e repleta de montanhas, cânions, cachoeiras e cavernas. É o combo perfeito para quem gosta de práticas de aventura e é igualmente ideal para os que preferem contemplar bonitas paisagens.

A alta temporada do turismo em Urubici é no inverno, assim como em outras cidades serranas. As baixas temperaturas atraem visitantes de todo o país em busca de experiências com a neve e paisagens congeladas.

Mas se engana quem pensa que não há o que fazer em Urubici nas quatro estações. Há atrações de janeiro a janeiro. Como a maioria delas é ao ar livre, cada período do ano pode ser mais propício para algumas atividades específicas.

Por isso, programe-se para ar no mínimo um final de semana na cidade. Urubici tem um leque grande de hospedagens, com cerca de 400 estabelecimentos que somam cinco mil leitos disponíveis. A maioria delas são de pousadas e chalés, mas há também hostels e casas.

Hotéis só há dois no município. Parte das opções estão na área urbana do município, mas a maioria se concentra na área rural, com propostas mais românticas ou rústicas.

Assim como a companheira catarinense no ranking dos 10 Melhores Destinos do Brasil, Urubici recebeu uma excelente nota no quesito segurança. Os turistas que já viajaram para a cidade deram 9,54 pontos para a experiência segura.

A segunda maior nota foi para a receptividade e simpatia dos urubiences (8,62), seguida pelas atrações, que ganharam a excelente média 8,55.  O destino turístico é ótimo para famílias, para casais e também para aqueles que adoram sentir frio na barriga e o coração acelerado.

Turismo de aventura 

Para quem é chegado em uma liberação de adrenalina, Urubici é um prato cheio. Isso porque os paredões de seus cânions são locais onde é possível saltar de pêndulo.

O fosso entre uma parede rochosa e outra pode ser percorrido às alturas em uma tirolesa ou montado em uma bicicleta aérea (sky bike). Experiências que você encontra nos parques Mundo Novo e no Cachoeira Papuã.

Do topo de alguns de seus altos morros, como o Morro do Parapente, são feitos voos de asa delta que oferecem ao aventureiro a sensação de estar voando.

Caminhada nos cânions 

Outra atração turística muito conhecida e procurada na cidade é a caminhada na montanha por meio de trilhas naturais. A atividade também é conhecida como trekking.

Em Urubici, é possível fazê-la em diferentes locais. O mais procurado deles é o Morro da Igreja, onde fica um dos mais bonitos cartões-postais do município: a Pedra Furada.

O Cânion Espraiado é outro local de prática de trekking em Urubici, além de ser um dos maiores e mais bonitos cânions da Serra Geral. Dentro do Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação que abrange cinco cidades catarinenses, é possível caminhar pelas montanhas tendo a visão dos contrafortes da Serra Geral e outro ângulo da Pedra Furada.

Soma-se ao time de morros e montanhas, a famosa Serra do Corvo Branco, por onde se pode transitar de carro, mas também a pé nos platôs (parte alta) da serra. São apenas alguns exemplos, há outros.

Turismo contemplativo 

Todas as experiências em Urubici são, por essência, contemplativas por conta da natureza que a cerca. Então qualquer que seja sua escolha turística na cidade, aprecie a beleza da paisagem.

Fazer cicloturismo, por exemplo, é uma excelente prática contemplativa. Enquanto se pedala a um destino final, o ciclista a por diferentes lugares tendo a experiência de sentir na pele as sensações de calor, frio, chuva, contato com a vegetação. Há muitos guias turísticos em Urubici com roteiros prontos de cicloturismo, com ou sem guiamento.

Para além das duas rodas, várias propriedades privadas localizadas no alto de montanhas são abertas à visitação, focadas no turismo contemplativo e de experiência.

Você pode, por exemplo, observar o pôr do sol em Urubici em locais como o Morro do Campestre, o Morro do Parapente, a Pedra do Segredo, entre outros. Além do visual, as propriedades dispõem de espaços de alimentação, cestas de piquenique, molduras para fotos e balanços.

Aos mais corajosos, há também diferentes opções de arelas de vidro em Urubici, do alto das quais a vista é maravilhosa. O Parque Mundo Novo e o Eco Parque Cachoeira Papuã possuem as suas, de onde se vê de perto a Cascata do Avencal e a Cachoeira Papuã respectivamente.

O Parque Altos do Corvo Branco, por sua vez, proporciona uma visão 360º das curvas mais acentuadas da Serra do Corvo Branco e do Vale do Rio Canoas. Além de observar a paisagem no horizonte, ela também estará inteiramente à vista debaixo de seus pés.

Turismo gastronômico 

Outro bom motivo para fazer turismo em Urubici é conhecer a gastronomia típica serrana, com sua forte influência tropeira, inúmeras receitas com pinhão, acompanhado por um bom vinho de altitude. A truta, um peixe de água doce e fria, é igualmente comum na região.

Você pode tanto desfrutar de bistrôs e restaurantes bem avaliados quanto também ter uma experiência gastronômica em uma das propriedades que fazem parte da iniciativa “Acolhida na Colônia”.

Para se programar e subir a serra para conhecer o 10º melhor destino do Brasil, saiba em média quanto custam algumas das experiências que Urubici pode proporcionar.

Confira as notas de cada quesito do turismo de Urubici  

Preços e custo-benefício: 8,06

Atrações: 8,55

Gastronomia: 8,00

Receptividade e simpatia: 8,62

Segurança: 9,54

Nota final: 8,554

Explore mais conteúdos da cidade 1h2v1k

4 retiros de ioga e experiências para relaxar em SC 3u1v8

Conheça espaços dedicados a promoção de retiros, eventos e consultas terapêuticas em meio à natureza, em diferentes cidades de Santa Catarin ...