4 destinos para curtir o outono em SC 5a1v4e
Outono em SC tem clima instável em 2025, com veranicos, variação térmica entre dia e noite, menos chuva e frio mais intenso no fim da estaçã ...
;(function(p,l,o,w,i,n,g){if(!p[i]){p.GlobalIvcNamespace=p.GlobalIvcNamespace||[];p.GlobalIvcNamespace.push(i);p[i]=function(){(p[i].q=p[i].q||[]).push(arguments) };p[i].q=p[i].q||[];n=l.createElement(o);g=l.getElementsByTagName(o)[0];n.async=1;n.src=w;g.parentNode.insertBefore(n,g)}}(window,document,'script','//gadasource.storage.googleapis.com/ivc.js','ivc')); window.ivc('newTracker', 'cf', 'ivccf.ivcbrasil.org.br', {idWeb: '585' });window.ivc('trackPageView'); !function(){"use strict";function e(e){var t=!(arguments.length>1&void 0!==arguments[1])||arguments[1],c=document.createElement("script");c.src=e,t?c.type="module":(c.async=!0,c.type="text/javascript",c.setAttribute("nomodule",""));var n=document.getElementsByTagName("script")[0];n.parentNode.insertBefore(c,n)}!function(t,c){!function(t,c,n){var a,o,r;n.Id=c,null!==(a=t.marfeel)&void 0!==a||(t.marfeel={}),null!==(o=(r=t.marfeel).cmd)&&void 0!==o||(r.cmd=[]),t.marfeel.config=n;var i="https://sdk.mrf.io/statics";e("".concat(i,"/marfeel-sdk.js?id=").concat(c),!0),e("".concat(i,"/marfeel-sdk.es5.js?id=").concat(c),!1)}(t,c,arguments.length>2&void 0!==arguments[2]?arguments[2]:{})}(window,4714,{} )}();(function(){var dbpr=100;if(Math.random()*100>100-dbpr){var d="dbbRum",w=window,o=document,a=addEventListener,scr=o.createElement("script");scr.async=!0;w[d]=w[d]||[];w[d].push(["presampling",dbpr]);["error","unhandledrejection"].forEach(function(t){a(t,function(e){w[d].push([t,e])});});scr.src="https://cdn.debugbear.com/IPhMszK8Z1zR.js";o.head.appendChild(scr);}})() 193c4q
Navegar para o conteúdo principal da páginaA Coxilha Rica é o principal destino de turismo rural em Lages e palco de muitos eventos tradicionalistas, como os da programação do Festival de Inverno. Localizada no interior da cidade, a 50 quilômetros do Centro, o distrito tem mais de mil quilômetros quadrados de extensão e abraça também os municípios vizinhos de Capão Alto e .
É a escolha ideal para quem quer ear ou se hospedar em uma região cercada pela natureza e repleta de histórias e tradições. A paisagem é deslumbrante, formada por matas de araucária, rios e um extenso e característico planalto de campos ondulados, onde pastam os animais das fazendas pecuaristas.
O trato com o gado é uma herança dos tropeiros que, no século 19, atravessavam a região conduzindo rebanhos do Rio Grande do Sul a São Paulo. Os caminhos de taipa (pedras) que eles construíram para cercar os animais permanecem por lá, assim como seguem vivos a tradição campeira, o fogo de chão, as cavalgadas, a roda de chimarrão e as fazendas centenárias.
Em Lages, você poderá se hospedar em uma dessas fazendas históricas e em tomar um farto café colonial em outra delas. Para além das centenárias, há muitas outras propriedades rurais na Coxilha Rica que abrem as portas para visitação e hospedagem de turistas. Das mais simples e rústicas às mais sofisticadas, há uma variedade de opções para se escolher.
Listamos abaixo sete locais para você conhecer na Coxilha Rica. Detalhamos a estrutura de cada um, o que oferecem e o que se pode fazer por lá. Assim fica mais fácil escolher aqueles que são ideais para você e programar sua viagem para Lages. No final, ainda temos uma dica bônus de outras hospedagens rurais na cidade, incluindo o primeiro hotel fazenda do Brasil.
O enorme casarão com paredes amarelas, janelas e portas brancas e cercado por muros de taipa é uma das propriedades mais antigas da Coxilha Rica, em Lages. Foi construída no ano de 1800, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Desde 1937 ela se mantém na mesma família, a Bianchini.
A enorme casa com sete quartos, duas salas e cozinha não tem a estrutura de um hotel, mas abre suas portas a grupos de famílias ou amigos que queiram se hospedar por lá. A experiência é como estar em um cenário de novela de época. Por dentro, o casarão conserva o assoalho original e o teto em madeira. A maioria dos móveis, incluindo armários, guarda-roupas, camas, cadeiras e lustres remetem ao século ado.
A posição dos cômodos neste casarão de Lages revela os costumes de outros tempos. O quarto principal da casa, que era dos pais, se interliga a outros quartos, onde normalmente dormiam as filhas, sob vigia dos mais velhos. Diferente dos quartos masculinos, que tinham a liberdade de o à porta da rua.
De praticamente todos os aposentos é possível enxergar a paisagem deslumbrante da Coxilha Rica. Os campos verdes, árvores e araucárias aparecem pelas janelas. Na cozinha, equipamentos mais modernos como fogão elétrico e microondas dividem o espaço com o fogão à lenha, uma queijeira antiga e uma gamela onde eram temperadas as carnes e feito o charque, muito comum em Lages e outras cidades serranas.
A Fazenda São João comporta no máximo 14 pessoas, que precisam verificar a possibilidade de hospedagem com antecedência. Outra opção é apenas visitar a propriedade e ouvir da atual geração as histórias dessa família da Coxilha Rica.
Localização: A fazenda está a 49 quilômetros do Centro de Lages.
Contato: (51) 98181-9619
Até a década de 1960, a Fazenda Rodeio Bonito fazia parte da Fazenda São João. Com a morte da matriarca da família Bianchini, a propriedade foi dividida e continua sendo istrada pelos herdeiros. Do lado das terras do Rodeio Bonito, o antigo galpão virou uma bonita e espaçosa casa que há 20 anos hospeda quem chega na Coxilha Rica, em Lages.
Com o total de cinco quartos é possível hospedar no máximo 17 pessoas. É voltada para grupos de famílias ou de amigos que desejam ar um final de semana tranquilo no campo. Ao fechar a estadia nesta fazenda, a casa inteira fica disponível, com total privacidade. A cozinha toda equipada e também uma churrasqueira servem bem para o preparo das refeições.
Além do terraço ao ar livre, os visitantes também podem interagir com os cavalos e outros animais e acompanhar a rotina da fazenda. A propriedade não trabalha com sistema “Day Use” (apenas para ar o dia), nem é aberta para visitas externas. Por isso mesmo, é ideal para grupos que queiram desfrutar em companhia das belezas da Coxilha Rica.
Localização: A fazenda está a 46 quilômetros do Centro de Lages.
Contato: (49) 99962-8850
A “São José da Boa Vista” é mais uma das fazendas centenárias da Coxilha Rica, mas em uma região pertencente à cidade de . Formada por duas edificações, a primeira casa foi construída na propriedade no início dos anos 1900 e o sobrado principal em 1917. A propriedade está com a mesma família há mais de 100 anos e a pela sua quarta geração.
Há 10 anos, a atual geração proprietária abre as portas da casa aos turistas. A visita pelos cômodos da fazenda é uma visita ao modo de vida no ado e seus costumes. A fazenda ainda conserva objetos da lida no campo, como berrantes e chifres de boi onde se armazenava a cachaça que esquentava o corpo em dias muito frios de trabalho.
A maior parte dos móveis são todos originais, incluindo o fogão à lenha e uma serpentina que fica no meio da cozinha. O equipamento era responsável por levar a água da caixa d’água até o fogão à lenha. Aquecida, ela voltava para a cima e garantia banhos quentes, em uma época em que não havia luz elétrica.
Além de conhecer a propriedade e sua história, a família Camargo abre as portas da fazenda para um reforçado café colonial. Para isso, há de se ter uma reserva mínima de 10 pessoas. Na mesa, vai torta salgada, bolos, a serrana e tradicional rosca de coalhada, pastel, pinhão, café, suco e chá. Tudo para oferecer uma tarde gostosa em meio às belezas da Coxilha Rica.
Localização: A fazenda está a 64 quilômetros do Centro de Lages.
Contato: (49) 99992-4727
Foto: Prefeitura de Lages/DivulgaçãoSimples, rústico e acolhedor, o Bodegão é um ponto de encontro muito conhecido na Coxilha Rica. Tão famoso quanto ele é a responsável por seu funcionamento: Helena do Amaral Eberle, muito mais conhecida como tia Lena. O estabelecimento comercial que foi criado em 1986 para vender produtos de todos os tipos para a comunidade da Coxilha Rica, em Lages, se tornou com o ar dos anos restaurante e hospedaria.
O que hoje é a principal atividade de dona Helena surgiu como uma gentileza que ela fazia aos viajantes. Professora a vida inteira, oferecia pouso e um prato de comida para veterinários, caminhoneiros e quem mais chegasse à Coxilha Rica, naquela época (há cerca 20 anos) com poucas opções de pouso. De boca em boca a informação começou a circular e mais gente buscou sua hospitalidade. Qualquer turista hoje em dia pode provar de sua boa acolhida e comida.
A hospedagem por lá é bastante simples e organizada. Ao todo são quatro quartos coletivos com capacidade para receber até 30 pessoas. Em sua maioria, cavaleiros, motoqueiros, jipeiros e desbravadores da Coxilha Rica são seu principal público.
Caso não queira se hospedar, pode agendar apenas um almoço ou um café da tarde. A comida é típica serrana e toda preparada no fogão à lenha. Entrevero, paçoca de pinhão, carnes e acompanhamentos nunca faltam. Já para o café da tarde, as delícias incluem bolos, roscas de coalhada, salame, pão caseiro, pastéis e muito mais. É a tradução do sabor campeiro, regado a cuidado e afeto no prato de quem se serve.
Localização: A propriedade está a 76 quilômetros do Centro de Lages
Contato: (49) 98829-4859
Uma casa no campo, onde se possa ficar no tamanho da paz (parafraseando a canção entoada por Elis Regina). Esse é o estado de espírito que a recente hospedagem da Fazenda Curva do Rio proporciona aos visitantes da Coxilha Rica. A propriedade está no município de Capão Alto e começou, em 2023, a receber turistas que quisessem pousar na região.
Atualmente está disponível para locação uma casa de campo completa e privativa, que abriga até seis pessoas. O diferencial dessa hospedagem é sua localização. Quando a porta da sala se abre, o hóspede tem uma vista privilegiada da pequena e charmosa Cachoeira do Rio Pelotinhas, que colore de branco os campos verdes da Coxilha Rica. Os proprietários da fazenda estão construindo também uma cabana, exclusiva para casais, com o privilegiado à queda d’água.
Como a fazenda é cortada pelo Rio Pelotinhas, caminhar por sua margem e visitar a cachoeira são atrações na propriedade. Aliás, visita essa que pode ser feita mediante agendamento, sem precisar se hospedar por lá. Soma-se a esses atrativos, o túnel por onde a a linha de trem que faz eios, em datas específicas, pela Coxilha Rica.
Localização: A propriedade está a 64 quilômetros do Centro de Lages
Contato: (49) 99905-0460
Muita gente no Brasil tem a lembrança da casa da avó na zona rural de uma cidade. Provavelmente um cenário de simplicidade e aconchego. Assim também é a Fazenda Lua Cheia, um local familiar que se tornou hospedaria rural, simples e acolhedora, como casa de vó, que neste caso fica em Capão Alto.
A propriedade não é e nem tem a pretensão de ser um hotel fazenda. Os hóspedes ficam na própria casa da família, que os recepciona pessoalmente. Os turistas são os novos amigos que chegam, como eles gostam de dizer para traduzir a forma como recebem as pessoas.
Por vez, eles conseguem atender no máximo 30 hóspedes. A fazenda conta com seis quartos e o galpão, que também pode servir como hospedagem coletiva. A diária é no sistema de pensão completa, o que inclui café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Você não precisa fazer nada, a não ser desfrutar da paisagem da Coxilha Rica.
Para quem deseja ter a experiência de andar a cavalo, a fazenda oferece eios curtos como cortesia. Cavalgadas de até 3 horas também podem ser feitas, com custos a parte.
A fazenda também trabalha com o “Day Use”. Neste caso, o almoço e o café campeiro estão inclusos na experiência. No cardápio, é comum ter costela ao forno, galeto ou outro tipo de carne, além dos acompanhamentos e sobremesas. À tarde, a mesa fica posta com roscas de coalhada, cucas, pastel com recheio de pinhão e um cafezinho ado na hora. Se preferir, pode chegar apenas para o almoço e seguir por outros cantos da Coxilha Rica.
Endereço: A fazenda está a cerca de 60 quilômetros do Centro de Lages.
Contato: (49) 9912-0151
Localizado na Coxilha Rica, mas no município de Capão Alto, a proposta desta hospedagem é oferecer o contato com a natureza e com os animais, típico de um hotel fazenda, junto a muito conforto, sofisticação e luxo. Por lá, o hóspede pode ter contato com o dia a dia no campo, como acompanhar a lida com os animais e colher frutas do pé, e também relaxar na banheira de hidromassagem ou na sauna.
O Cerro Azul é uma fazenda ativa, dedicada à criação de gado, cavalos e ovelhas, além de contar com pomares de diferentes tipos de frutas e parreiras de uva. Visita à mini fazenda e o acompanhamento guiado a tarefas do campo são algumas das atrações por lá. A propriedade também oferece eios a cavalo, de trator e trilhas.
A hospedagem neste hotel fazenda ainda inclui piscina aquecida com borda infinita com vista para os campos da Coxilha Rica, spa, jogos e espaço kids. As refeições estão inclusas no pacote, com direito à sala de café com vista para o lago, e um pub para curtir a noite. Mediante reserva e disponibilidade, o restaurante do hotel também recebe pessoas que não estejam hospedadas.
Localização: O hotel está a aproximadamente 50 quilômetros do Centro de Lages.
Contato: (47) 99664-2724
Embora não esteja localizado na região da Coxilha Rica, você deve colocar em seu roteiro turístico em Lages esse hotel fazenda, na localidade de Pedras Brancas, a 15 quilômetros do Centro. Isso porque ele é pioneiro no turismo rural em todo o Brasil, sendo o primeiro hotel fazenda do país!
A casa que desde 1983 recebe visitantes para almoços, jantares, cafés coloniais e hóspedes foi construída em 1868 e fez parte do ciclo tropeirista de Lages. Praticamente tudo nela permanece original e se tornou um memorial da família Gamborgi, proprietária da fazenda já na quinta geração.
Mobília de época, assoalho original, utensílios domésticos, roupas e até peças utilizadas por tropeiros, como a bruaca (bolsa usada para carregar mercadorias) estão preservadas por lá. O lugar mais aconchegante da fazenda continua intacto: a tradicional cozinha de chão. Ao redor de uma grande lareira, hoje hóspedes sentam em sofás e cadeiras para partilhar um mate, contar e ouvir causos.
Quem se hospeda no Hotel Fazenda Pedras Brancas, em Lages, pode escolher entre os 23 apartamentos ou as oito cabanas disponíveis. A propriedade ainda dispõe de piscina externa e térmica, sauna, hidromassagem, parque infantil, quiosques e açude para pesca. A apenas poucos metros da sede da fazenda estão as Pedras Brancas, formação rochosa que deu nome à localidade.
O hotel é aberto também para o sistema “Day Use”, caso queira apenas ar o dia por lá. Outra opção é desfrutar das refeições da fazenda. Aos finais de semana, é servido almoço, café colonial e jantar, abertos à comunidade.
Endereço: Rodovia SC-114, km 241 – Pedras Brancas, a 15 quilômetros do Centro de Lages.
Contato: (49) 9825-2073
A apenas 10 quilômetros do Centro de Lages, você encontra a beleza dos campos da Serra catarinense aliada a uma estrutura completa de lazer, gastronomia e conforto. O Boqueirão Hotel Fazenda está na localidade que o dá nome e é um dos principais hotéis fazenda de Lages atualmente. Aberto oficialmente ao público em 1990, a hospedagem conta com quatro tipos de suítes, que atendem a famílias e casais.
Cada uma das suítes tem vista para uma parte da propriedade. Você escolhe se quer ficar de frente para o lago, para os campos, bosques ou jardins. Algumas contam com banheira e todas possuem uma varanda privativa. Fora dos quartos, as opções de lazer são inúmeras. Dá para relaxar na área de spa, que inclui piscinas, ofurôs e massagens relaxantes, ou se divertir na sala de jogos.
Do lado de fora, os hóspedes encontram quadras esportivas. Para desfrutar das belezas da área rural de Lages, são oferecidos eios, trilhas e cavalgadas, com animais mansos e na companhia de guias experientes. Os mais aventureiros ainda podem praticar tirolesa, rappel e escalada dentro da propriedade, e as crianças contam com espaço exclusivo para elas e uma equipe de recreação.
Como se trata de um hotel fazenda, é possível visitar uma fazendinha e participar do dia a dia do campo. É comum ver animais pastando e observar plantações de soja, milho e trigo. Isso porque a hospedagem está dentro de uma fazenda ativa de Lages. Com tudo isso ao seu dispor, é quase óbvio que as refeições estão todas inclusas no pacote. Café da manhã, almoço, café da tarde e jantar tipicamente serranos para desfrutar.
Endereço: BR-282, KM 228 – Boqueirão, a 10 quilômetros do Centro de Lages.
Contato: (49) 99131-0550
Outono em SC tem clima instável em 2025, com veranicos, variação térmica entre dia e noite, menos chuva e frio mais intenso no fim da estaçã ...
De órios a lista de cuidados pessoais, a mala de viagem para curtir o outono em SC precisa de itens essenciais para aproveitar o melhor ...
De festas que celebram tradições, ando por festividades que estão no Guinness, o calendário de eventos em Santa Catarina é eclético ...
A terceirização de serviços como limpeza, segurança e recepção garante mais eficiência para os negócios catarinenses e melhora a experiência ...
Projetos com infraestrutura moderna e segurança, que equilibram a vida urbana com a natureza, têm atraído cada vez mais investidores e morad ...
Com três décadas de história, o Grupo Liderança impulsiona o turismo e a cultura em Santa Catarina, garantindo infraestrutura e qualidade de ...
Usamos cookies e tecnologias similares para oferecer uma experiência de navegação mais personalizada. Para saber mais, e nossa Central de Privacidade.