Os velejadores Davi Neves e Melissa Paradeda, atletas das categorias de base do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, estão Bodrum, na Turquia para as regatas do Mundial de Optimist.
Além de Davi e Mel, outros três atletas completam o Time Brasil: Arthur Back, Joana Freitas e Zion Faria. Os cinco velejadores garantiram presença no Mundial após a Seletiva, realizada em Florianópolis, e o Brasileiro, disputado em Pernambuco.
O velejador manezinho Davi Neves pronta para a disputa de seu primeiro Mundial de Vela – Foto: Mathias Capizzano/IODA
“Os treinos foram bem puxados. Pegamos dias de ventos muito fortes, com média acima de 20 nós. Nesta terça-feira (28) participamos da Abertura e agora quero descansar bastante para chegar bem para o começo do evento”- disse Davi Neves.
A competição reúne 276 velejadores de 61 países em oito dias de regatas, seis deles reservados para as disputas individuais e outros dois para a competição por equipes.
Com tantos atletas e um período longo de competição, a jovem Melissa Paradeda sabe que o Mundial será um campeonato definido nos detalhes.
Melissa “Mel” Paradeda representa Floripa no Mundial de Vela da Turquia – Foto: Mathias Capizzano/IODA
“Eu estou ansiosa para o Mundial. É um campeonato grande e o mais importante. Treinamos muito e acredito que estou bem preparada. Quero representar bem o Brasil”- falou Mel Paradeda.
Na quinta e na sexta-feira a competição segue com quatro regatas e a definição dos atletas que vão prosseguir na disputa pelo título. Sábado e domingo são dias reservados para a disputa por equipes e na segunda-feira (4 julho) os competidores voltam para mais três dias de regatas até a definição do campeão mundial.
Davi Neves e Mel Paradeda são o Veleiros da Ilha, Floripa e o Brasil no Mundial de Optimist – Foto: Danilo Caboclo/SixComm